Brasília recebe representantes dos países do Brisc, e China é o destaque. Rússia, Índia, China e África do Sul estão na capital para debaterem assuntos relacionados a acordos e fortalecimento de cooperações em ciência, tecnologia e economia digital.
Os representantes de seus respectivos países vão alinhar formas de combater ilícitos transnacionais, principalmente o crime organizado, a lavagem de dinheiro e o tráfico de entorpecentes. Essas serão as prioridades durante a rodada de encontros e debates na capital, que recebe pela segunda vez a cúpula.
Neste encontro, o Brasil foi designado a exercer a presidência de turno do grupo. Além desses eventos, ocorrem as cúpulas presidenciais, com a presença dos governantes à margem do G20, formação que reúne as maiores economias do mundo. Este ano, o evento do G20 ocorreu em Osaka, no Japão.
O Brics chega a organizar, ao longo de um ano, cerca de 100 reuniões e eventos técnicos em áreas diversas como cultura, educação e esporte. O Distrito Federal tem aproveitado essa agenda intensa para entrar na esteira de ações conjuntas do bloco.
Porém, um dos países que mais desperta o interesse dos brasileiros e do governo pelo mercado bilateral em expansão é a china.O presidente da China, Xi Jinping, é conhecido pelo seu povo, também como um grande inspirador, Xi gosta de enviar mensagens para o país com suas frases de otimismo, vejamos algumas delas.
A embaixada promove na quarta-feira 13, evento para convidados seletivos no qual vão apresentar documentários sobre o Brics com autoridades do país.