Caesb investe na modernização da Estação de Tratamento de Esgoto ETE Gama
GDF

Caesb investe na modernização da Estação de Tratamento de Esgoto ETE Gama

Novo sistema instalado vai reduzir custos operacionais, de manutenção e de energia elétrica

 A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) colocou em operação um novo sistema na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Gama, localizada na DF-290. A modernização inclui a substituição da antiga estrutura que funcionava desde 2004, quando foi inaugurada a ETE. Os novos equipamentos vão permitir mais celeridade no sistema biológico utilizado no tratamento de esgotos. Com isso, o processo será mais rápido, eficaz e com economia de energia. A ETE Gama atende uma população de aproximadamente 135 mil habitantes.

O sistema implantado tem como objetivo o fornecimento de oxigênio para os microrganismos que atuam no tratamento de esgotos e inclui tubulações de distribuição de ar, ramais, grades e suportes, tudo produzido em aço inoxidável, mais durável que o sistema anterior, que era de PVC. Segundo a superintendente de Operação e Tratamento de Esgoto da Caesb, Ana Maria Mota, o novo sistema é mais moderno e permite um tratamento mais eficaz. “Isso vai garantir maior eficiência na transferência de oxigênio para os microrganismos presentes nos reatores, aumentando a eficácia de tratamento e a qualidade dos esgotos tratados”, esclareceu a superintendente.

Durante a modernização do sistema, a Caesb também reformou os reatores e os sistemas de raspagem usados no tratamento do esgoto, colocando peças mais novas e compostas por aço inoxidável. Foram instalados ainda novos equipamentos de medição e controle da qualidade do tratamento.

Segundo o superintendente de Manutenção Industrial da Caesb, André Ricardo Brasileiro, a modernização da ETE Gama vai permitir uma vida útil maior dos reatores. “Vamos otimizar o consumo de energia elétrica. Foram instalados novos misturadores de superfície para melhorar o sistema dentro do reator. Isso vai facilitar o contato da biomassa com os esgotos em tratamento”, explicou André Ricardo.

O investimento realizado pela Caesb na ETE Gama foi de R$ 1.355.000,00, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras no sistema de aeração também estão sendo realizadas nas ETEs Melchior, Brasília Sul e Brasília Norte.

As melhorias nas Estações de Tratamento de Esgotos do DF fazem parte de uma série de investimentos da Caesb para garantir mais qualidade de vida à população. O diretor de Operação e Manutenção da Companhia, Carlos Eduardo Borges Pereira, ressaltou a importância das obras que estão ocorrendo em várias ETEs. “Sem dúvida alguma, elas são um divisor de águas no tratamento de esgotos no Distrito Federal. Essas melhorias estão alinhadas com a missão da Companhia em desenvolver e implementar soluções e gestão em saneamento ambiental, contribuindo para a saúde pública, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico”, ressaltou o diretor.

Veja aqui o novo sistema em funcionamento.

Crédito das fotos: Divulgação/Caesb