Carlos Lacerda receberá homenagem póstuma
Rio de janeiro

Carlos Lacerda receberá homenagem póstuma

O ex-deputado e empresário Mauro Magalhães, presidente da Sociedade de Amigos de Carlos Lacerda, fará homenagem póstuma ao ex-governador do antigo Estado da Guanabara, nesta sexta ( dia 30 de abril ), pelas mídias sociais, para lembrar dos 107 anos do político e jornalista ( 30 de abril de 1914 a 21 de maio de 1977).
Nascido em Vassouras, era filho do político e escritor  Maurício de Lacerda e neto de Sebastião Lacerda,que foi ministro do Supremo Tribunal Federal e ministro dos Transportes no governo de Prudente de Morais.
“Lacerda morreu magoado com a UDN e com os militares. Ele , que se aproximou de Juscelino Kubitschek, por causa da Frente Ampla, em 1966 e 1967 ( contra a ditadura militar) ficou muito abalado com a morte de JK ( em agosto de 1976, em desastre na Via Dutra). Eu também fiquei muito triste com a morte de JK”-  conta  Mauro Magalhães.
Desde que Lacerda morreu, de infarto agudo do miocárdio, em 1977, na Clínica São Vicente, na Gavea, o ex-deputado manda rezar missas para lembrar do aniversário e da morte do ex-udenista.
  “Ele tinha se sentido mal. O filho dele, Sergio Lacerda, e a esposa, Letícia Lacerda, levaram Lacerda, de tarde, para o hospital. Mas, ninguém imaginava que ele iria morrer. Às 11 da noite, ligaram para a minha casa com a notícia de que ele iria morrer”- recordou.
Autor do livro O Sonhador Pragmático ( A primeira edição foi lançada em 1993, pela editora Civilização Brasileira), em que conta histórias  de sua amizade com  Carlos Lacerda, Mauro relembra, ainda  do apoio que recebeu do editor Ênio Silveira ( ligado ao extinto Partido Comunista Brasileiro) para a edição da biografia:
 “O  livro estava pronto.  Mas, precisava de um editor.  De uma editora. Ênio gostou tanto que , depois de ler, me disse que faria a edição, contanto que ele assinasse a orelha de O Sonhador Pragmático. E, foi isso o que aconteceu.  Ênio Silveira também era muito amigo do Renato Archer e se aproximou de Carlos Lacerda na época da Frente Ampla contra a ditadura militar. Além da afinidade política que eu tinha com Lacerda, tive uma afinidade familiar.
Depois que saiu do governo do antigo Estado da Guanabara, Lacerda foi convidado por minha família ( A família de Mauro Magalhães dirigia a Imobiliária Nova York) para ser o presidente de honra da Imobiliária Nova York”- disse o empresário.
Na foto de arquivo,  Carlos Lacerda ao lado de Alcides Magalhães, pai de Mauro Magalhães, e dos irmãos do ex-deputado, os empresários Sylvio Magalhães e Paulo Magalhães.