CCBB BH recebe estreia do espetáculo “Leão Rosário”
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CCBB BH recebe estreia do espetáculo “Leão Rosário”

Adyr Assumpção celebra 50 anos de carreira em espetáculo solo que fará sua estreia nacional no dia 21 de março, no CCBB BH. Montagem tem dramaturgia autoral inspirada em Rei Lear, de Shakespeare, e no universo poético e encantador de Arthur Bispo do Rosário   

Considerada uma das obras-primas da maturidade de William Shakespeare, “Rei Lear” foi o ponto de partida para o desenvolvimento da dramaturgia do mais novo espetáculo protagonizado pelo ator, diretor, escritor, roteirista e produtor, Adyr Assumpção. O solo “Leão Rosário” estreia no dia 21 de março, no Teatro II do CCBB BH, e segue em cartaz até 22 de abril, de sexta a segunda, sempre às 19h. A peça, que também teve como inspiração as criações do artista visual sergipano Arthur Bispo do Rosário, responsável pela produção de um acervo composto por mais de 800 obras com reconhecimento nacional e internacional, aborda temas como o tempo, a morte, a velhice, o poder, o engano e a razão. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia), e podem ser adquiridos no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB à partir de 13/03.

“Leão Rosário” é uma tragédia teatral cuja história se passa em uma África atemporal e mescla elementos de diversos povos, países e reinos africanos para formar o Reino de Oió, Ifé e Benguela, na costa atlântica da África, lugar de origem de milhões de brasileiros. A trama tem início quando o velho rei decide dividir seu vasto império entre suas filhas, deixando a maior parte para aquela que mais o ama e, por vaidade, toma uma decisão insensata com trágicas consequências.

A obra “Rei Lear”, na qual a montagem foi inspirada, reflete, entre outros aspectos, sobre o envelhecimento. Ao ser associada à personalidade de Bispo do Rosário, traz para mais próximo as questões dos mais velhos na nossa sociedade, a nossa memória africana, as heranças simbólicas, a criatividade e principalmente os limites da sanidade. A construção do espetáculo tem ainda como referência os dramaturgos Wole Soyinka e Abdias do Nascimento que, partindo das estruturas canônicas da tragédia, recriaram no teatro aspectos determinantes da cultura de suas sociedades, tanto na África, quanto no Brasil.

“Minha estreia no teatro foi interpretando o personagem Puck na peça Sonho de uma Noite de Verão. Ao longo de toda a minha carreira já flertei muito com a obra de Shakespeare. Então, é muito representativo para mim celebrar 50 anos de atuação com uma obra que teve como inspiração um de seus textos mais emblemáticos. Apesar de não ser uma versão de sua obra, o espírito shakespeariano está presente, ao lado de diversas outras referências importantes para a minha trajetória como artista”, destaca Adyr Assumpção.

O mote para a criação da dramaturgia se confunde com a própria trajetória do artista. Inicialmente pensada como um musical, a ideia acabou se transformando para dar vazão a uma história que mistura a potência dos universos de Rei Lear e de Arthur Bispo do Rosário, personagem que Assumpção teve a oportunidade de conhecer e de conviver durante os anos 80, no período em que fez parte do coro do Teatro Oficina, de Zé Celso Martinez Corrêa, na época de sua reabertura, com o retorno de Zé Celso do exílio.

Nesse sentido, a dramaturgia proposta para “Leão Rosário” tem como foco apresentar temas centrais que exploram pautas de inclusão, promovendo reflexões sobre temas considerados urgentes e necessários há várias décadas, envolvendo questões políticas, raciais e ideológicas. “Estamos preparando um espetáculo que, apesar de tratar de temas que são muito duros, ele consegue ser muito afetuoso com o público”, destaca Adyr.

“Leão Rosário” conta com um time de peso. A direção é assinada por Eduardo Moreira, direção musical de Ernani Maletta, cenografia de Jorge dos Anjos, Lúcio Ventania e Eliezer Sampaio, trilha sonora original de Heberte Almeida e preparação corporal de Camilo Gan.

Sinopse

Em uma África atemporal, no Reino de Oió, Ifé e Benguela banhado pelo Oceano Atlântico, um velho rei, Leão Rosário, desejoso de se retirar de suas obrigações, decide repartir seu vasto império entre suas três filhas e deixar a maior parte para aquela que mais o ama. As mais velhas, Makeda e Akosua, com adulações e falsas afirmações, dizem que o amam acima de tudo. Agotimé, a mais nova e verdadeira, surpreende afirmando que seu amor por ele é do tamanho de seu dever. O Rei se enfurece com a resposta, deserda e expulsa Agotimé, que parte e se casa  com o Rei das Florestas. Leão Rosário divide o reino entre as duas outras filhas, com  a condição de morar, em ciclos mensais, com cada uma das duas.

No caminho de Leão Rosário surgem Sundiata, que passa a servi-lo, e Sotigui, o griot que procura acordar a consciência do rei. Ao contrário do que pensava o Rosário, Makeda trama para obter o poder total e  junto com Akosua acabam por abandoná-lo à própria sorte.

Leão Rosário sofrendo por suas escolhas, sem a força e a razão que outrora o fizeram um grande rei, perambula atormentado  por suas terras  transformadas em um céu abismal  enquanto invoca os elementos da natureza e conversa com  vozes e objetos.

Com essa encenação, Adyr Assumpção celebra 50 anos de teatro.

Ficha Técnica

Concepção, dramaturgia e atuação: Adyr Assumpção

Inspirado na obra Rei Lear, Autor:  William Shakespeare, Tradução: Millôr Fernandes.

Direção: Eduardo Moreira

Assistente de direção: Letícia Castilho

Personagens:

Leão Rosário- Rei de Oió, Ifé e Benguela – Adyr Assumpção

Vozes (Elenco secundário):

Makeda – Michelle de Sá

Akosua – Elisa de Sena

Agotimé – Iasmim Alice

Sundiata – Eduardo Moreira

Sotigui – Ernani Maletta

Rei das Matas – Reibatuque

Direção Musical e Preparação Vocal: Ernani Maletta

Trilha Sonora Original e Músico: Heberte Almeida

Preparação corporal: Camilo Gan

Cenografia – Artes Visuais: Jorge dos Anjos

Cenografia – Arquitetura: João Diniz

Cenografia – Objetos e Adereços: Lúcio Ventania

Cenografia – Iluminação: Eliezer Sampaio

Cenotécnico: Henrique Fonseca

Figurinos: Stella Guimarães, Silvia Reis e Rosângela Cristina de Oliveira (Ára Ateliê)

Produção Executiva: Tâmara Braga e Maíz d’Assumpção

Produção Local: Dominique Machado Bezerra

Assessoria de Imprensa: A Dupla Informação

Fotografia: Pablo Bernardes

Vídeos: Alex Queiróz

Programação Visual: Flávio Vignoli

Gestão Financeira e Prestação de Contas: Renata Figueiredo

Estúdio de Gravação: Leonardo Marques – Ilha do Corvo

Idealização e Produção: T’AI Criação e Produção