Ceilândia Com Um Novo Amanhã: Capacitação, Empreendedorismo e Cultura
Cultura

Ceilândia Com Um Novo Amanhã: Capacitação, Empreendedorismo e Cultura

Projeto leva oficinas de empreendedorismo gratuitas e aulas para crianças e adolescentes de Ceilândia.

Uma ação conjunta entre a Associação dos Defensores das Culturas Regionais – ADCR e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) levará lições de empreendedorismo e cultura a crianças de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social, a partir do dia 30 de abril. O projeto envolverá diretamente 150 participantes entre crianças, adolescentes e adultos.

Serão oficinas de Produção Cultural/Empreendedorismo e Artesanato, cada uma com carga de 20h, e aulas de Balé, Canto e Hip-Hop (Dança Urbana) com duas aulas semanais no período de seis meses. Os cursos acontecerão no Centro Recreativo Espaço da Criança, localizado na QNP 24, Conj. L, Lote 11 – Setor P Sul – Ceilândia. As inscrições podem ser realizadas na sede do Centro Recreativo, presencialmente. 

O projeto oferecerá aos participantes opções temáticas em que os alunos aprenderão de forma prática e lúdica sobre empreendedorismo, planejamento, liderança, ética e economia criativa.

Arkson Rangel, presidente da ADCR conta qual é a expectativa com o projeto: “A ideia é que os participantes conheçam conceitos relevantes que contribuam para o seu desenvolvimento em um ecossistema empreendedor e também que percebam como a economia criativa pode ser uma grande ferramenta de transformação social.” 

LANÇAMENTO COM APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Para marcar o início das atividades, o Projeto receberá neste sábado, 30 de abril, às 09h, atrações artísticas especiais. Cia Artetude, Pardal da Saudade e Azulão da Mata e a Banda Paradise. Todas as apresentações culturais tem relação com as atividades desenvolvidas no projeto.

O Poeta Azulão da Mata leva pela cidade a cultura da embolada e coco junto com o repente. Ao lado de Pardal da Saudade toca seu pandeiro para fazer rima e encanta o público. Azulão acredita que “o projeto dá oportunidade para o desenvolvimento cultural dos participantes e nossa arte é nossa forma de ganhar a vida”.

 

CRONOGAMA DOS CURSOS

Obs. Os cursos, inscrições e as apresentações artísticas acontecerão no Centro Recreativo Espaço da Criança no seguinte endereço: QNP 24 CONJ. L LOTE 11 – Setor P Sul – Ceilândia

Curso de Artesanato:

Até 25 alunos por turma

Carga horária: 20h

Período do curso: segunda a sexta feira (matutino e vespertino) entre os meses de maio e junho de

2022

Produção Cultural e Empreendedorismo:

Até 25 alunos por turma

Carga horária: 20h

Período do curso: segunda a sexta feira (matutino e vespertino) entre os meses de maio e junho de

2022

Aulas de balé:

Até 25 alunos por turma

Carga horária: 4h por semana

Período do curso: segundas e quartas (matutino e vespertino) entre os meses de maio e agosto de

2022

Aulas de Canto:

Até 20 alunos por turma

Carga horária: 4h por semana

Período do curso: Terças e quintas (matutino e vespertino) entre os meses de maio e agosto de 2022

Aulas de HIP-HOP – DANÇA URBANA:

Até 30 alunos por turma

Carga horária: 4h por semana

Período do curso: Quartas e sextas (matutino e vespertino) entre os meses de maio e agosto de 2022

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.