Chope para todos os tipos gostos
Notícias

Chope para todos os tipos gostos

Amargos, cítricos ou aveludados estão entre as nuances da cerveja fresca que pode potencializar o sabor de pratos com uma harmonização correta

Já é imperativo que o ano de 2020 transformou comportamentos e tendências. O  hábito de apreciar um chope, por exemplo, foi trazido das ruas para dentro de casa  popularizando os growlers, recipientes para encher e levar a bebida para ser apreciada na segurança do lar. As torneiras das casas especializadas podem oferecer vários tipos de chopes, com diferentes composições que vão dos sabores mais leves e refrescantes, até os amargos e escuros.  O empresário do ramo, Murilo Porto, viu de perto em seu estabelecimento o aumento da procura pelo serviço on-tape e explica como harmonizar cada tipo.

Um levantamento das consultorias Kantar e Opinion Box, mostraram que as vendas de  bebidas cresceram 22,5% no varejo e 26% no sistema delivery, entre abril e maio deste ano. Para Murilo, a tendência de “beber seu chope em casa” deve prevalecer:  “O Brasileiro é cervejeiro e ficar em casa não iria mudar isso. O que mudou foi a forma como ele passou a apreciar as bebidas. Ao sair do bar para a casa, muitos fatores foram positivos como não ter que dirigir e estar na segurança do lar”, ressalta. Outro comportamento notado, foi o desejo por preparar sua própria refeição e combinar o chope com pratos, se tornou parte de um ritual divertido. Segundo o Youtube, a procura por receitas na rede social dobrou com as pessoas passando mais tempo em casa.

Murilo comanda em Goiânia a O Porto Cervejaria, casa especializada em chopes vendidos em growlers e disponibiliza 9 tipos diferentes de sabores da marca Oktos. A Black IPA, por exemplo, é o que ele chama de “bomba preta de lúpulo”. “É indicada para um paladar mais acostumado com sabores amargos e vai muito bem com hambúrguer, principalmente os que levam bacon”. Mas se carne não é uma preferência, ele sugere o provolone, um petisco simples de ser preparado e encontrado em empórios e mercados com facilidade.

Ainda dentro dos paladares mais apurados, a IPA Americana é um chope de coloração âmbar com aroma intenso e lúpulos cítrico, frutados e florais. “Vai bem com carne assada, salmão e costelinhas de porco”.  Se os tira-gostos escolhidos foram embutidos, a dica é o New England IPA, que traz um chope dourado textura aveludada e aroma de frutas tropicais como manga e pêssego.

O Weissbier é feito de trigo e apresenta aroma clássico do estilo, como banana e cravo com notas frutadas. De acordo com Murilo, pode ser harmonizado com salsicha, comida mexicana, tailandesa, queijo de cabra, apimentados e salada ceaser. “O trigo oferece uma quebra no gosto da pimenta típica dessas comidas, é como se o sabor amenizasse seu efeito permitindo maior aproveitamento dos pratos”.

Para quem não abre mão da boa e velha comida de boteco, que inclui batata frita e petiscos de carne, o especialista sugere harmonização com a Prima premium Lager, que segundo ele, é leve, refrescante com presença do malte, aroma de cereais e notas suaves de lúpulos, um sabor bem aproximado da cerveja engarrafada e que agrada a maioria das pessoas, detalha Murilo. Gostos mais exóticos pedem  a ousada American Red Ale,  cerveja  de cor âmbar avermelhada com  amargor presente, porém equilibrado com o dulçor do malte. Combina com frango assado, pizza calabresa, pimentão recheado, churrascos, carpaccio, bife de gado e cordeiro assado. A Sour Catharina Framboesa também tem o tom vermelho mas é feita de trigo com aroma frutado de framboesa e hibisco. “Essa é muito refrescante e uma boa opção para harmonizar com saladas e frutos do mar”.

Atenciosamente

Verbo 360º  – Comunicação Integrada 

Jorge Neris  – 62 8592-3093