Codese assina contratação do projeto de engenharia para duplicação da GO-462
construção

Codese assina contratação do projeto de engenharia para duplicação da GO-462

Projeto deverá ficar pronto em quatro meses e facilitará para o Estado o processo de contratação para as obras

Através de uma parceria entre o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), foi assinado na tarde da última segunda-feira (23), na sede do Secovi Goiás, a contratação da atualização do projeto de engenharia para a duplicação da GO-462.

A contratação é o cumprimento de acordo de cooperação firmado entre a Goinfra e o Codesi, em setembro de 2022, para viabilizar a duplicação de 16,8 Km da rodovia, entre a Escola de Agronomia da UFG e o acesso municipal a Santo Antônio de Goiás. No encontro, estiveram presentes diretores do Codese e Secovi, o prefeito de Santo Antônio de Goiás, empresários e deputados estaduais apoiadores da iniciativa.

Segundo o diretor financeiro do Codese, Argemiro Mendonça, a entidade, contando com a parceria de empresários, contratou o serviço de atualização do projeto e doou para o Estado.  O investimento é da ordem de meio milhão de reais. Donos de terras no entorno da via também já doaram as áreas para serem transformadas em vias.

“Nosso objetivo é contribuir com a duplicação do trecho, que é o único acesso à capital que ainda não é duplicado, toda aquela região de Santo Antônio de Goiás, Nova Veneza  e outros municípios da região norte. A via duplicada proporcionará melhores condições de mobilidade e segurança”, comentou o representante do Codese.

Presente na solenidade, o prefeito da cidade de Santo Antônio de Goiás, Kleber Cosme de Freitas, lembrou que a duplicação da GO-462 é a realização de um sonho antigo para a região, que vem se expandindo e crescendo dia após dia. “A duplicação vai trazer mais indústrias e empreendimentos imobiliários, o que vai resultar em mais desenvolvimento e empregos”, disse.

Mas, além disso, ressaltou, irá resolver o problema da mobilidade urbana. “O trecho vem causando muitos acidentes e problemas pelo grande movimento e fluxo de carros. A duplicação da via irá trazer muito alívio para toda a região”, comentou o prefeito.

Melhorias

A intenção do poder público de duplicar a GO-462 é antiga, tanto é que já existia um projeto elaborado em 2017. Mas, como não foi executado e houve mudanças na legislação, surgiu a necessidade de atualizá-lo. Inicialmente, o projeto foi elaborado baseado na legislação da Agetop, órgão que deixou de existir; agora terá de ser atualizado conforme as normas técnicas da Goinfra, publicadas em 2019.

A Latitude Engenharia, que fez a primeira versão do projeto, foi contratada para fazer a atualização.  Segundo o engenheiro da empresa, André Marcos Nascimento Rodrigues, as mudanças trarão melhorias à via. “Na nova versão, a pista terá largura maior de acostamento e a  pavimentação melhorada”, citou.

Já existe um termo de aceite assinado pela Goinfra para a recepção do projeto atualizado que deve ser concluído em um prazo de quatro meses. A doação do projeto pelo Codese, além de economizar os recursos públicos, também simplifica o processo de contratação dos serviços de execução da obra.

A iniciativa contou também com o apoio do Secovi-GO, cujo presidente Antônio Carlos lembrou que a união das empresas pode trazer benefícios para o Estado. “No momento que unimos os empreendedores, podemos buscar soluções para questões fundiárias do Estado, diminuindo seus custos.

Imagens relacionadas