Colaboradores adotam o “uniforme rosa” em prol do Outubro Rosa
Notícias

Colaboradores adotam o “uniforme rosa” em prol do Outubro Rosa

Todos os profissionais da Brasal Incorporações, incluindo trabalhadores das obras, usaram uma peça rosa no vestuário para lembrar a importância de as mulheres estarem atentas ao câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.  Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. A doença é a primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres no Brasil e a estimativa do órgão é de 66.280 novos casos de câncer de mama em mulheres este ano no País.

Por isso, a campanha Outubro Rosa é realizada mundialmente durante este mês de outubro para alertar as mulheres dos riscos da doença, destacar a prevenção e a importância de estar atenta ao próprio corpo. E as ações em prol dessa causa não se restringem apenas aos órgãos de saúde, algumas instituições também vestem a camisa, literalmente. A Brasal Incorporações, por exemplo, é um das empresas que anualmente se engaja na causa da prevenção e conta com o apoio de sua equipe. Em Goiânia, logo no primeiro dia do mês, todos os colaboradores da sede administrativa, cerca de 30 profissionais, foram trabalhar com uma peça do vestuário rosa.

O “Dia do Rosa” não se restringe apenas à sede da Brasal Incorporações, se estendendo para seus canteiros de obras, onde a maioria dos colaboradores são homens. Nas obras a ação foi dividida entre os dias 1 e 2 de outubro e os trabalhadores também usaram uma peça do vestuário rosa. “Isso gera um impacto visual, movimenta os colaboradores, pois gera curiosidade em torno da causa e promove discussões. No geral, a iniciativa traz visibilidade para o tema e ressalta a importância de falar sobre o câncer de mama, de se fazer o autoexame ou não deixar de procurar o médico para os exames de rotina”, salienta o diretor regional da filial da Brasal Incorporações em Goiânia, Thiago Galvão.

Além desta ação, a empresa está realizando uma conscientização sobre o tema com distribuição de informativos impressos e digitais, envio de e-mail marketing e o uso do laço rosa no uniforme por todo o mês. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado, amamentação, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e também o uso de hormônios sintéticos, por isso a informação sobre a doença e a conscientização são tão importantes em toda a sociedade.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. O tratamento depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.