Colaboradores da construção civil ganham cantinho da leitura em canteiro de obras
campanha solidária

Colaboradores da construção civil ganham cantinho da leitura em canteiro de obras

Iniciativa da Consciente Construtora e Incorporadora tem o objetivo de promover o incentivo à leitura. Local recebe, ainda, doações de livros. Comunidade pode contribuir com doações.

A leitura é benéfica para o desenvolvimento intelectual, além de ajudar na saúde mental. É o que diz uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, que revelou que seis minutos diários de leitura já aliviam o estresse e as tensões. Ainda segundo a pesquisa, o ato de ler também melhora o funcionamento do cérebro, desenvolve o senso crítico, estimula a imaginação, amplia o conhecimento, enriquece o vocabulário e a escrita.

Pela importância da leitura na vida do ser humano e para chamar atenção para o hábito e incentivar seus colaboradores a praticar, a Consciente Construtora e Incorporadora montou o Cantinho da Leitura no canteiro de obras do Casa Brasileira, empreendimento que está sendo construído na rua T-27, no setor Bueno.

Cerca de 450 colaboradores da obra podem desfrutar de momentos de descompressão e conhecimento no Cantinho da Leitura, montado pela empresa em novembro do ano passado.  Segundo o engenheiro de obras da Consciente, Paulo Henrique Caetano, o objetivo é incentivar a conexão com o universo da leitura. “Criamos o espaço com o objetivo de promover o incentivo à essa boa prática, ao estudo e o aproveitamento dos horários de intervalo para distração e busca do conhecimento”, relata ele.

Contribuições 

Para aumentar o acervo de literaturas no Cantinho para os colaboradores, Paulo acrescenta que a empresa está aceitando doações. “Estamos arrecadando livros e revistas.. Nossa intenção é ampliar o espaço e também a disposição dos livros”. Colaboradores e pessoas da comunidade que quiserem contribuir com doações, podem levar qualquer tipo de livro no canteiro de obras do empreendimento, de segunda a sexta, das 08h às 16h,  e entregar para o técnico de segurança.

Profissionais aprovam

Para o Carlos André Silva, que é auxiliar de almoxarifado da Consciente Construtora, a iniciativa é importante, pois incentiva os colaboradores a lerem. “Está sendo muito bom não só para mim, mas para todos da obra que tem interesse e curiosidade. Nos intervalos podemos ir ao cantinho e pegar um livro da prateleira para ler. Tem me ajudado muito”.

O colaborador acrescenta que frequenta o Cantinho da Leitura desde quando ele foi criado e que já leu mais de cinco livros. “Assim que surgiu o cantinho eu frequento mais de duas vezes por semana. O que me incentivou a ir ao local foi a busca por algo novo, e lá sempre tem. Dentro dos livros eu sempre encontro histórias novas e interessantes”.

O ambiente dispõe de cadeiras e mesas para os colaboradores e está disponível de segunda a sexta em três horários distintos: pela manhã, na hora do almoço, e no final da tarde. Além de ler os livros na empresa, os colaboradores também podem levar para casa.