Comida di Buteco começa dia 8
Gastronomia Notícias

Comida di Buteco começa dia 8

Comida di Buteco

Comida di Buteco começa nesta sexta, dia 8

Com o tema Buteco Vive, participam 28 bares em todo o DF com petiscos a R$ 27,00

Abril é o mês do Comida di Buteco. Em Brasília, o concurso acontece de 8 de abril a 1º de maio, em 28 bares. As receitas foram criadas exclusivamente para o evento e todos os petiscos possuem preço único de R$ 27,00. em todo o Brasil, permitindo assim que o público possa experimentar as criações de diversos estabelecimentos. O tema para 2022 é livre: os cozinheiros de todos os butecos poderão usar sua criatividade, sem limites, para os petiscos concorrentes.

 A lista de butecos e petiscos participantes já estão disponíveis no site do concurso www.comidadibuteco.com.br

Paralelo ao concurso tradicional, foi lançado o Desafio Seara, onde os participantes criarão um prato com a linguiça calabresa da marca, e o Desafio da Caipirinha Perfeita, em parceria com a 51, que escolherá a melhor caipirinha do país.

O concurso está em sua 22ª edição, e são cerca de 800 butecos em 21 circuitos espalhados por todo o país, disputando o título de melhor buteco em cada cidade. Em Brasília, o vencedor local será conhecido em 17 de maio.

Como funciona  

O concurso é dividido em duas etapas: na primeira, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.  

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, visita os campeões de cada cidade, avaliando sua performance nas mesmas categorias. Elege-se aí o Melhor Buteco do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho. 

Origem  

O Comida di Buteco nasceu em 2000 na cidade de Belo Horizonte, com o objetivo de resgatar os butecos autênticos, e ao longo dos anos, definiu sua missão como “Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa”. Hoje, em sua 22ª edição, o concurso cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças. Desde 2016, elege também o melhor buteco do Brasil, sendo o primeiro concurso do gênero no país. 

Como um modelo de negócios transformador de vidas, o concurso tem o poder de alavancar toda a cadeia na qual o buteco está inserido. O poder público também se beneficia, colhendo os frutos da ampliação da atividade econômica do buteco, por meio da geração de empregos, impostos e turismo. O Comida di Buteco tem como perfil de estabelecimentos selecionados apenas negócios familiares, não contemplando redes e franquias, e é totalmente viabilizado com investimento de empresas que acreditam na causa.

 

Serviço

Cerveja Oficial: BOHEMIA 

Apresentador: PIRAQUÊ 

Patrocinadores: McCAIN, SEARA, GETNET 

Banco Oficial: SANTANDER 

Apoiadores Nacionais: 51 RESERVA, HEINZ, ENGOV-AFTER, ZERO CALL, CHANDON, DICKIES, SANTANENSE 

Apoiadores no DF: SEBRAE-DF; IESB, ABRASEL-DF, SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO-DF 

Promoção: GLOBO DF 

 

Assessoria de Imprensa 

Solos Comunicações 

Eliane Ulhoa (61) 9976-7271

Tatiana Vaz (61) 99603-7277 

 

Coordenação Comida di Buteco

Maria Eulalia Araujo (31) 99162-3452 

 

Supervisão Local

Rafaela Coiro (61) 9 9977-5925 

Marina Ximenes (61) 9 9249-3003 

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA – (31) 3342 4519/3452 

Facebook: /comidadibuteco 

Instagram: _comidadibuteco