Conheça a rainha e as princesas do 15º Festival Italiano de Nova Veneza
Beleza

Conheça a rainha e as princesas do 15º Festival Italiano de Nova Veneza

Três estudantes da cidade foram escolhidas para emprestar sua simpatia na recepção dos visitantes do festival, marcado para 6 a 9 de junho, na Praça Matriz de Nova Veneza

A presença de uma rainha e princesas do Festival Italiano de Nova Veneza já virou um dos símbolos do evento que, além dos deliciosos pratos, também é marcado pela receptividade de seus moradores, que absorveram a simpatia e alegria dos italianos. Três jovens estudantes da cidade foram escolhidas para serem as anfitriãs da festa e darem boas-vindas aos mais de 100 mil visitantes aguardados para os quatro dias de festa. São elas: Iohanna Alves, Geovanna Bento Amatte e Maria Luiza Brandão.Iohanna Karolynne Alves, de 17 anos, se prepara para atuar pela primeira vez como rainha do festival. Mesmo não sendo descendente de italianos, Iohanna conta que ela e sua família se orgulham muito em viver na cidade fundada por imigrantes e se sentem parte dessa história. “Eu e as princesas estamos entusiasmadas e ansiosas por esses dias, que serão bem legais aqui em Nova Veneza. Espero conhecer muitas pessoas e mostrar, da melhor forma, a nossa cultura”, diz.No ano passado, ela foi figurante do enigmático Baile de Máscaras, uma das atrações mais esperadas do festival. Após o treino, ela agora está contando os dias para desempenhar esse papel especial. Com a responsabilidade aumentada, está se preparando para contribuir para tornar a festa ainda mais agradável. “O festival é cheio de gente bonita, muitas comidas deliciosas, como sempre uma festa tranquila sem brigas e sem confusão, um verdadeiro lugar que todos possam ir se divertir sem muitas preocupações.”

Geovanna Amatte, de 16 anos, e Maria Luiza Brandão, de 14, ajudarão a rainha na recepção aos visitantes. Descendentes de italianos, irão desempenhar o papel pela primeira vez. “Eu, como princesa, estarei sempre com um sorriso no rosto, cumprimentando e tratando todo mundo bem”, comenta. Já Maria Luiza lembra que essa edição do Festival Italiano tem sentido bastante especial porque acontece na época em que ela se prepara para debutar, assim como ocorrerá neste ano com o evento. “Eu tenho certeza que vai ser uma festa linda, aconchegante. E que venham muitos visitantes! Queremos receber a todos”, convida.

A presidente da Associação Veneziana Pró-Festival Italiano (Afesti), Hermione Stival, explica que cerca de 60% dos moradores são descendentes de italianos mas, mesmo os que não têm a ascendência ítala, absorveram os costumes e se tornaram parte desse novo tempo de Nova Veneza, que valoriza suas origens. “Por isso, fizemos questão de escolher a rainha e princesas que representassem essa diversidade e, ao mesmo tempo, a unidade do povo veneziano”, diz.

O trio usará trajes que remontam à época da monarquia italiana, que durou até os anos 1940, e receberá os visitantes com cumprimentos italianos. Quem visitar o festival poderá reunir a família para tirar foto com as anfitriãs e guardar como lembrança dos dias que ‘passou’ na Itália, e sem sair de Goiás.

Sobre o 15º Festival Italiano de Nova Veneza

O Festival Italiano de Nova Veneza já faz parte do calendário cultural do Estado de Goiás. O evento, que chega à sua 15ª edição, é pioneiro no Estado e deu início ao Circuito Gastronômico de Goiás, se tornando um dos maiores do País e recebendo mais de 100 mil visitantes nos quatro dias. A festa, neste ano, está agendada para os 6 a 9 de junho na cidade de Nova Veneza, a 29 quilômetros de Goiânia. O município foi formado a partir da ocupação dos italianos no Brasil e, por isso, é considerado um pedaço da Itália no coração de Goiás. Toda a cidade envolve-se com a programação, que a cada ano reforça a identidade cultural dos moradores. O evento oferece ao público um cardápio recheado de gastronomia italiana, além de música, dança, esporte e artesanato típicos.