O mercado de tratamentos estéticos apresenta um crescimento significativo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Brasil é o segundo no mundo em número de procedimentos estéticos realizados, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novas técnicas, surgiram opções cada vez mais eficazes para quem busca melhorar a aparência. A Clínica Leger, que há 15 anos trabalha com preenchimento facial, corporal e tratamento para celulite, aponta os três tratamentos que têm se destacado como os mais eficazes disponíveis atualmente: Morpheus, a Harmonização Glútea e o Profhilo.
1) Morpheus: produção de colágeno
O Morpheus é um tratamento inovador que utiliza radiofrequência microagulhada para estimular a produção de colágeno e tratar flacidez, rugas e textura da pele ao mesmo tempo. Essa técnica não invasiva é indicada para prevenção e redução da falta de sustentação da pele pelo envelhecimento ou no pós-operatório de cirurgias como lipoaspiração ou abdominoplastia que também costumam originar o problema.
O grande diferencial está na utilização das microagulhas do aparelho para vencer a barreira da pele e estimular a produção de colágeno de dentro para fora, o que aumenta a efetividade do tratamento. Tudo realizado em consultório e com retorno à rotina no mesmo dia.
2) Harmonização Glútea: volume, flacidez e irregularidades
Já a Harmonização Glútea é um procedimento que tem sido muito procurado por proporcionar a remodelação corporal sem cirurgia e de maneira natural, além de melhorar a flacidez e a qualidade geral da pele.
“São diversas as queixas que trazem o paciente ao consultório para falar sobre o bumbum. Entre os objetivos estão a redefinição de medidas dos glúteos, o desejo de empinar o bumbum e a redução da flacidez, outra, também bastante frequente, é a depressão trocantérica, aquele achatadinho na lateral do bumbum que pode ser corrigido com preenchimento”, explica Dra Gina Matzenbacher, dermatologista da Clínica Leger.
O preenchimento de glúteos é a técnica mais utilizada para harmonização. O procedimento é realizado com implantes líquidos que ajudam a moldar o contorno corporal contribuindo para definir a forma dos glúteos e é feito no próprio consultório médico com anestesia local, sem sedação, sem cirurgia, sem corte e sem internação.
Atualmente existem cinco produtos com autorização legal da Anvisa para serem comercializados no Brasil, são eles: ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio, policaprolactona, ácido polilático e polimetilmetcrilato ou PMMA. O produto a ser utilizado é um dos pontos a ser definido em conjunto com o médico
3) Prophilo: hidratação e remodelação tecidual
Por fim, o Profhilo, o ácido hialurônico injetável de maior concentração do mercado (64g/2ml) com baixa viscosidade e alta fluidez, capaz de atingir as três camadas da pele. A substância é considerada um biorremodelador celular, capaz de restaurar a estrutura dos tecidos, sem intenção de preencher. A capacidade de atrair água do ácido hialurônico cria um ambiente favorável para as estruturas básicas das células, o que contribui para uma pele mais saudável e mais jovem.
O Profhilo é composto de ácido hialurônico ultrapuro, livre de agentes químicos, sendo indicado para tratar a flacidez, as linhas finas e as rugas, além de melhorar a hidratação, luminosidade, cor e textura da pele.
Cuidados antes de realizar um procedimento
Cada um dos tratamentos apresenta benefícios específicos e pode ser indicado para diferentes necessidades estéticas. No entanto, é importante ressaltar que esses tratamentos devem ser realizados apenas por médicos capacitados e com experiência na área, para minimizar as chances de complicações e aumentar as possibilidades de alcançar a aparência desejada.