Geral

Conjunto Nacional oferece passeio cultural gratuito de bicicleta neste domingo

Projeto lançado como incentivo à prática de atividade física e ao uso seguro de bicicletas para locomoção propõe trajeto que destaca pontos cívico-turísticos de Brasília

As famílias que estiverem em busca de um programa completo para o fim de semana, vão encontrar no Pedal Cultural a melhor opção. E o melhor: de graça! Neste domingo, dia 28 de agosto, o Conjunto Nacional vai promover mais uma edição do projeto que surgiu com a proposta de unir a prática de atividade física a um tour cívico-turístico cultural. Serão três turmas, limitadas a 25 pessoas cada, com saídas às 9h, 14h30 e 16h30, a partir da Praça Lucio Costa, em frente ao shopping. O passeio é indicado para todas as idades, inclusive crianças. A participação é gratuita e as inscrições já estão abertas, pelo aplicativo do shopping.

Os interessados podem participar em suas próprias bicicletas ou usar as unidades (limitadas) de bicicletas urbanas que o projeto disponibiliza para aqueles que não têm a sua. Neste caso, logo após se inscrever no aplicativo do shopping, basta o cliente entrar em contato por WhatsApp pelo número (61) 99956-1057 para reservar uma unidade. As bicicletas disponíveis contam com cadeirinhas e garupinhas para crianças de todas as idades.

O shopping vai oferecer ainda uma lembrança do passeio para as famílias levarem para casa: fotos impressas na hora em formato Polaroide, com imã de geladeira. Basta os participantes do Pedal Cultural postarem suas fotos durante o tour usando a hashtag #pedalculturalcnb, que a empresa Captou na Capital já deixará tudo pronto para a retirada gratuita ao final do passeio. Neste momento, também será servido um lanche saudável, oferecido pelo Pão de Açúcar, apoiador do Pedal Cultural.

Trajeto – A iniciativa, uma parceria do Conjunto Nacional com a Camelo Bike Tour, une conceitos de esporte, saúde, turismo, civismo, arquitetura e diversão, tudo o que dialoga com Brasília, uma cidade que tem todos esses elementos em seu DNA. Durante o passeio, guias contam histórias e curiosidades sobre pontos turísticos como a Catedral, o Complexo da República, Teatro Nacional, o Palácio do Itamaraty, entre outros.

“O Conjunto Nacional, em seus 50 anos de vida, compõe a paisagem urbana da cidade junto com as construções de arquitetura única e de valor histórico e cívico da vizinhança. Estamos muito contentes em proporcionar ao nosso público essa experiência tão rica”, destaca Giuliano Bragaglia, superintendente do shopping.

O trajeto, que é realizado em aproximadamente duas horas, percorre 6,5km, partindo da Praça Lucio Costa, em frente ao Conjunto Nacional, com paradas nos pontos históricos para ouvir os fatos sobre cada um deles, assim como ver fotos antigas e compará-las com o estado atual. Após a visita aos locais, todos nas proximidades e ao longo da Esplanada dos Ministérios, o grupo retorna ao shopping. O evento é realizado mensalmente, sempre no último domingo de cada mês.

Solidariedade – Os participantes são incentivados a levar 1kg de alimento não-perecível ao ponto de encontro. Toda a arrecadação será encaminhada à ONG Salve a Si, que mantém uma comunidade terapêutica de acolhimento e reabilitação em São Sebastião, a Casa Maria de Magdala, para ajudar mulheres dependentes químicas e em situação de rua ou de vulnerabilidade social, quando estão gestantes, com bebês menores de um ano de idade e mulheres transexuais.

Bicicletário – Como parte de uma série de iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao incentivo à adoção de hábitos saudáveis, o Conjunto Nacional dispõe de um completo bicicletário, localizado no estacionamento coberto do shopping. Com cerca de 100m2, o bicicletário tem capacidade para receber 30 bicicletas ao mesmo tempo, entre convencionais e elétricas. Essas últimas contam com ponto de recarga de energia no local. O acesso ao espaço é totalmente gratuito. O bicicletário conta ainda com armários individuais, filtro com água gelada, calibrador de pneus e bancada com pia para higienização das mãos. “A proposta é oferecer um espaço amplo e confortável, que atenda com excelência esse público que está em constante crescimento no Distrito Federal, em um local central e de fácil acesso”, apontou Bragaglia.

Sair da versão mobile