Construtora orienta trabalhadores sobre câncer de próstata

Durante Novembro Azul, palestras ministradas nos canteiros de obras levam conhecimento, esclarecem dúvidas e desmistificam preconceitos

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e a estimativa para este ano é de 65.840 novos casos. Cerca de 34% dos brasileiros descobrem a doença em uma fase mais avançada, segundo o órgão. Por isso, o mês de novembro é dedicado para chamar atenção para a seriedade da doença e alertar os homens a se cuidarem mais.

Atenta a isso, a Brasal Incorporações promove em Goiânia palestras sobre o tema para os trabalhadores de suas obras. Entre os dias 16 e 18 deste mês os colaboradores dos canteiros do Cena Marista, Reserva Newest e Reserva Parque Areião, respectivamente, receberão informações sobre o câncer de próstata. “A saúde do trabalhador é um assunto muito importante para nós. E em um ambiente ainda masculinizado é essencial chamar a atenção para essa doença e desmistificar as dúvidas que pairam sobre o assunto”, destaca o diretor da filial da Brasal na capital goiana, Thiago Galvão.

Construtora orienta trabalhadores sobre câncer de próstata

Nos três dias, a enfermeira do trabalho Nara Borges será a responsável por ministrar as palestras para os trabalhadores. “Eu sempre apresento a doença para eles, falo dos exames, da importância de descobrir cedo o câncer de próstata, as estatísticas no Brasil, das idades em que é preciso ficar mais atento e mostro um vídeo também”, destaca ela, que também visitou os canteiros para falar sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa, sobre o conteúdo da ação que possui duração entre 40 minutos e uma hora.

Com atuação de 21 anos na área, Nara revela que a interação dos trabalhadores é boa. “Eu chego brincando e tento deixá-los à vontade. Falo do preconceito em torno do exame do toque e tento desmistificá-lo também. Para isso levo um ânus de borracha, que possui alguns órgãos acoplados e mostro como é, escolho um para fazer o toque no material e entender como é a próstata. No final da palestra eles demonstram interesse, pedem para marcar consulta, perguntam sobre dores que possam estar sentindo, é muito bom”, salienta a enfermeira.

Construtora orienta trabalhadores sobre câncer de próstata

Entenda mais
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Segundo o Inca, mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.