No dia 11/12, o ex-senador Cristovam Buarque participa do evento com
o tema de seu novo livro Por que falhamos: o Brasil de 1992 a 2018

Por que falhamos: o Brasil de 1992 a 2018, esse é o título do novo livro do ex-senador Cristovam Buarque. O mesmo também guiará um debate político, que será realizado no dia 11 de dezembro, às 19h, no auditório do Ibmec Brasília. A discussão será mediada pelo cientista político e coordenador da Pós-Graduação do Ibmec Brasília, Ricardo Caichiolo.

O livro de autoria de Cristovam Buarque traz uma reflexão necessária e urgente sobre o período em que os governos de orientação progressista e democrática estiveram no poder, culminando na guinada conservadora nas eleições do ano passado.

Com um texto contundente e direto, o autor aponta a frustração da expectativa de que, nesse tempo singular na história brasileira, seriam concretizadas as transformações estruturais ansiadas pelo país. Na sua avaliação, a mancha da corrupção e a defesa dos interesses corporativistas ficaram como marcas incômodas desse período.

Ao escrever na primeira pessoa do plural, Cristovam Buarque assume sua parcela de responsabilidade pelos acontecimentos que atravessaram um quarto de século e legaram um país sem coesão e sem rumo. Como intelectual e militante de esquerda, sua preocupação é evitar a busca de culpados individuais ou de erros menores no decorrer dos processos eleitorais.

A visão desse autor comprometido com os destinos do Brasil é baseada na seguinte afirmação: os chamados líderes democratas progressistas “não estiveram à altura do desafio que a história nos ofereceu”. Mais do que isso, ele acredita que a construção do futuro começa pela autocrítica do passado: “Não há como acertar os passos na jornada em frente, sem lembrar das pedras que provocaram tropeços nos caminhos anteriores”.

O livro Por que falhamos: o Brasil de 1992 a 2018 foi publicado pela Tema Editorial, na versão gratuita de e-book. O livro estará disponível no site da Editora (www.temaeditorial.com.br) a partir do dia 5 de dezembro.

Serviço

Debate Visão crítica sobre os erros dos governos democráticos progressistas

Data: 11 de dezembro de 2019 (quarta-feira)

Horário: 19h

Endereço: SIG – Quadra 4 – Edifício Capital Financial Center Bloco A, St. Sudoeste, Brasília – DF, 70610-440 (Ibmec Brasília)

Entrada: Gratuita

Credenciamento: http://bit.ly/34IgHGe

Informações: 0800 771 8020 ou (61) 3878-7710

CAPA_Por que falhamos

Frases e trechos_Por que falhamos

Artigo anteriorDupla catarinense faz pocket show gratuito
Próximo artigoDavi Moraes se une à Nova Orquestra
Avatar
A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e escreve em diversos sites como: colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio . Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal,e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.