Cultura

[Das Páginas para as Telas] Nicholas Winton: O Homem que Desafiou o Impossível

Do Holocausto à esperança: 669 crianças salvas por um homem que não pensava em ser herói

Um livro extraordinário, que promete inspirar, emocionar e marcar corações ao redor do mundo está chegando ao Brasil. Assim como sua adaptação cinematográfica, “Uma Vida”, escrito por Barbara Winton – lançamento da Editora Cultrix – oferece uma visão íntima e comovente da vida do humanitário britânico que, aos 29 anos, desafiou o status quo – na Tchecoslováquia sob ocupação nazista em 1938, meses antes do início da Segunda Guerra Mundial – e arriscou tudo para resgatar 669 crianças do Holocausto.

Baseado em fontes primárias, muitas delas retiradas das cartas, diários, anotações pessoais, assim como de conversas com familiares e amigos de Nicholas Winton, este livro mergulha na trajetória pessoal que moldou seu caráter notável e nos eventos históricos que o levaram a assumir uma operação, considerada por muitos, extremamente arriscada e difícil demais para ser realizada com segurança.

Por meio de um texto ágil, delicado e pessoal, Barbara Winton habilmente conduz os leitores por uma narrativa que transcende o tempo e as fronteiras da História, destacando a importância da escolha da ação diante da injustiça. Ela nos conta que em dezembro de 1938, um telefonema alterou o curso das férias planejadas de Nicholas Winton, levando-o a uma jornada que colocou sua vida num outro curso e redefiniu seu significado interno sobre coragem e compaixão.

“Uma Vida” é um relato magistral sobre 106 anos de uma vida extraordinária, cujo legado só veio à luz décadas depois, nos mostrando que a história de Nicholas Winton é um chamado vibrante para a humanidade, lembrando-nos de que todos nós temos o poder de mudar o mundo quando escolhemos agir, em vez de permanecer apáticos, ou mesmo negligentes em meio às necessidades humanitárias.

‘Uma Vida – A História de Nicholas Winton’

Anthony Hopkins Estrelará a Adaptação Cinematográfica da obra

Essa poderosa história sobre o trabalho humanitário de Nicholas Winton chegará aos cinemas em 14 de março, com distribuição da Diamond Films. Uma Vida – A História de Nicholas Winton é estrelado pelo renomado ator Anthony Hopkins, conhecido por suas performances cativantes e premiadas, que promete dar vida de maneira excepcional ao legado de Winton, amplificando ainda mais a mensagem impactante do livro, alcançando um grande público e assim podendo impactar novas gerações. Preparem-se para uma jornada emocional e edificante que captura a essência da coragem, humanidade e a crença de que nada é impossível quando se escolhe agir.

Sobre a autora:

Barbara Winton nasceu em 23 de outubro de 1953 em Taplow, Buckinghamshire, na Grã-Bretanha. Filha de Nicholas e Grete Winton, teve a mesma humanidade profunda, obstinação e determinação de Nicky em fazer a coisa certa, enfrentando, muitas vezes, dificuldades e resistência. Sua paixão foi preservar a história do pai, tornando-se ativista fervorosa e dando continuidade ao trabalho dele de ajudar crianças refugiadas.

Além de ativista e autora, Barbara foi terapeuta complementar, paisagista amadora, amante da natureza, esposa e mãe amorosa. Seu marido, Steve, e os filhos, Laurencee Holly, deram continuidade ao Sir Nicholas Winton Memorial Trust, criado por ela, a fim de garantir que a memória de Nicky continue inspirando outras pessoas a fazerem o bem. Barbara faleceu em 20 de setembro de 2022, vítima de complicações de uma doença que enfrentava havia alguns anos.

 

Sair da versão mobile