De Minas para o Brasil: conheça a trajetória da jornalista que conquistou espaços no horário nobre da televisão brasileira
Celebridades

De Minas para o Brasil: conheça a trajetória da jornalista que conquistou espaços no horário nobre da televisão brasileira

Patrícia Costa fala sobre como está agora ampliando sua comunicação em uma nova fase profissional

Nascida em Sete Lagoas, Minas Gerais, Patrícia Costa, que tem mais de 25 anos de experiência, é um dos nomes em destaque atualmente no jornalismo brasileiro. Em sua trajetória conquistou espaços em programas importantes e de grande audiência no país, como o Jornal da Record 24h, Fala Brasil e Domingo Espetacular, todos na RecordTV.

O que muita gente não sabe é como se iniciou a trajetória da jornalista. Tudo começou nos seus 14 anos de idade com sua participação em uma feira de ciências na escola, quando escolheu o girassol como objeto de estudo. Sua pesquisa rendeu descobertas interessantes e, como resultado, ela conquistou o prêmio da feira de ciências, tornando-se a representante de sua cidade na feira estadual em Belo Horizonte.

Após ser premiada, Patrícia chamou a atenção da emissora local de Paracatu, que a entrevistou e fez um convite surpreendente: um estágio na televisão. Inicialmente, ela recusou a oferta devido ao seu sonho de estudar medicina. Mas, após uma conversa com sua mãe, decidiu aceitar a oportunidade durante as férias. Seu estágio começou a todo vapor, permitindo que logo apresentasse programas e até atuasse como repórter. “Nem imaginava onde chegaria. Achei que seria algo temporário, mas naquele momento surgiu uma grande paixão. Achei instigante aquela rotina sempre diferente e também a possibilidade de me inteirar sobre assuntos novos diariamente”.

Durante esse período de estágio, a mineira recebeu uma oferta de emprego da rádio Boa Vista de Paracatu, marcando o início de sua carreira como comunicadora. Aos 16 anos, se mudou para Belo Horizonte para prestar vestibular de medicina e jornalismo. Foi aprovada no curso de comunicação e no seu primeiro período na faculdade, uma professora a recomendou para um teste na TV FIAT. Patrícia foi aprovada e recebeu um convite para participar desde a concepção até a produção de reportagens.

No terceiro período da faculdade, ela foi aprovada na concorrida seleção de estágio da Rede Globo, deixando o emprego na TV FIAT para trabalhar apenas como freelancer. Na Globo, atuou no jornalismo esportivo, onde passou seis meses trabalhando no programa “Globo Esporte”, onde inclusive participou da cobertura da Copa do Mundo da Coreia, em 2002. Patrícia permaneceu na Rede Globo até o final do seu contrato de estágio, um período de dois anos.

Após sair da Globo, Patrícia ingressou no jornalismo impresso, mais precisamente no jornal “O Tempo”, de Minas Gerais. Trabalhou por seis meses e concluiu sua formação em jornalismo. “Eu já tinha experiência em rádio e tv e sempre amei escrever. Descobri que em qualquer área do jornalismo sou muito feliz”, conta ela.

Uma vez por semana, Patrícia também já batia ponto na Rede Minas, afiliada à TV Cultura, onde apresentou durante quase toda a graduação de jornalismo o programa Cine Magazine. Já com diploma, a jornalista foi convidada para integrar a equipe de jornalismo e apresentar um programa de esportes, onde pôde trabalhar com Dadá Maravilha e Roberta Amaral. “Porém, um ano depois, a direção me chamou para assumir a edição do jornal de maior audiência da emissora: a primeira edição do “Jornal Minas”” onde permaneceu por dois anos antes de se tornar repórter no SBT.

No final de seu primeiro ano como repórter no SBT, Patrícia recebeu uma proposta para trabalhar na Rede Record de Minas, onde foi aprovada nos testes para apresentar o programa local “Tudo a Ver”. Essa oportunidade a levou ao cargo de editora-chefe na Rede Record Minas até ser transferida para a Record TV em São Paulo, somando assim 16 anos de dedicação à emissora. Sua trajetória na Rede Record foi extremamente bem-sucedida, resultando em sua nomeação como âncora do programa de maior audiência da RecordTV, o Domingo Espetacular. Por lá, Patrícia também esteve nas principais bancadas de jornalísticos como Fala Brasil,  Jornal da Record e JR24h, além de reportagens.

Apaixonada por comunicação, a jornalista, que atualmente negocia em sigilo um novo projeto, investe agora no seu canal de comunicação direto: as redes sociais. Ela tem retomado uma antiga paixão, a da sustentabilidade. Hoje, Patrícia tem se dedicado a produzir conteúdos voltados para o ESG e se tornou também especialista em ISO 14001, que é uma certificação internacional em meio ambiente, o chamado selo verde. Ela também tem palestrado sobre o tema nas empresas. “O jornalismo me trouxe aqui neste papel de conscientização e juntos às empresas e também aos milhares de usuários das redes eu busco trazer conteúdos relevantes, que podem transformar nosso cotidiano e preservar o meio ambiente”, comenta ela.