Dia de João Paulo II
Notícias Rio de janeiro

Dia de João Paulo II

Por Mauro Magalhães  –  Ex-deputado e empresário.
No último dia 22 de outubro,  a igreja católica celebrou a memória litúrgica de São João Paulo II,  que foi Papa por 26 anos,  um santo bem atual,  que morreu em 2005 e,  desde 2010, é o padroeiro de meu time do coração,  O  Fluminense.
Em 1980, quando o Papa João Paulo II conheceu o Brasil,  pela primeira vez,  aconteceu a primeira relação de afeto entre esse santo do nosso século e o clube tricolor.
A maravilhosa música,  que fala sobre a bênção de João de Deus ( ” A bênção,  João de Deus,  nosso povo te abraça,  tu vens em missão de paz,  sê bem- vindo , abençoa este povo que te ama “) , serve,  hoje em dia,  de trilha sonora para os torcedores,  nos jogos do Fluminense.
Em sua visita ao Rio de Janeiro,  em 1980, João Paulo II recebeu,  de presente,  uma camisa do Fluminense.
Em outubro de 1980, a música ” A bênção,  João de Deus” foi cantada, no Maracanã , quando o nosso time tricolor venceu o Vasco,  no Campeonato Carioca.
Nascido Karol Wojtyla,  em 18 de maio de 1920, na Polônia,
ele morreu,  no Vaticano,  em 2 de abril de 2005.
Assumiu o pontificado,  como Papa da Igreja Católica,  em 16 de outubro de 1978. E, permaneceu no posto, até a data de sua morte.
 São Pedro ficou 37 anos no cargo, o Papa Pio XI, 31 anos e o Papa João Paulo II ficou 26 anos,  no posto .
Desde a sua  infância,  demonstrou muito interesse pelo futebol. Jogava na posição de goleiro.
Na juventude,  estudou na Universidade Jaquelonica,  em Cracóvia.. Aperfeiçoou-se em Filologia. Também estudou Teatro e atuou como dramaturgo, em muitas apresentações teatrais.
Com o fechamento das universidades,  pelas forças de ocupação nazistas,  em 1939, na segunda guerra mundial,  foi obrigado a trabalhar como mensageiro para um restaurante operário e teve que parar de estudar.
Seu pai morreu de um ataque cardíaco,  em 1941, ele não pôde estar presente na despedida ao pai,  por causa da guerra.  Em 1942, Karol pediu ajuda ao Palácio Arcebispal de Cracóvia,  para continuar a estudar- ele já havia considerado a idéia de seguir o caminho do sacerdócio e dos estudos de Teologia- e passou a frequentar o seminário clandestino comandado por um bispo.
Quando os alemães nazistas
  finalmente,  deixaram Cracóvia,  Karol voltou a estudar para terminar os estudos para o sacerdócio.
Foi ordenado padre em 1946, no Dia de Todos os Santos.
Em seu pontificado,  lutou pela Paz,  pela aproximação da igreja católica a todas as religiões.
Diplomata,  também ajudou a mediar  conflitos entre países.
Eu tive o prazer de receber a bênção de João Paulo II,  quando ele visitou o Brasil.
Guardo até hoje a foto que tirei com ele.
Rezo,  sempre,  ao Santo Papa João Paulo II  . Para que ele interceda ,  principalmente,  hoje,  na triste guerra entre Israel e a Palestina.
Salve João Paulo II.