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Dia Internacional da Mulher: Domno Wines reúne depoimentos de profissionais da indústria de vinhos

Marzia Varvaglione, da vinícola Varvaglione; Agostina Hanna, da Ruca Malen; e Camino Pardo, das Bodegas Nexus e Frontaura, relatam experiências à frenta das vinícolas

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, a Domno Wines, importadora do Grupo Famiglia Valduga, que tem como objetivo apresentar sempre o melhor de cada terroir a partir de uma taça de vinho, convidou profissionais de diferentes países para contar como é ser mulher e trabalhar nesta indústria.

Marzia Varvaglione é diretora de Marketing da vinícola Varvaglione, no sul da Itália

Representando as mulheres diretamente envolvidas neste universo dos vinhos, a Domno colheu depoimentos de Marzia Varvaglione, diretora de Marketing da Vinícola Varvaglione, na Itália; Agostina Hanna, enóloga da Ruca Malen, na Argentina; e Camino Pardo, proprietária das Bodega Nexus e Frontaura, na Espanha, produtoras que têm seus rótulos importados para o Brasil pela Domno Wines.

 Pelo trabalho em Ruca Malen, Agostina Hanna tornou-se uma das enólogas jovens mais respeitadas no meio

Comandando duas bodegas familiarea, Camino Pardo ressalta que a presença das mulheres no meio traz uma contribuição significativa. “A união entre vinho e mulher é perfeita porque estamos totalmente preparadas, neste momento, para lidar com os desafios da viticultura e das vinícolas. As mulheres são muito responsáveis com o que lhes é designado”, afirma ela.

Agostina Hanna, em dois anos de trabalho, implementou práticas orgânicas e organizou o portfólio da Ruca Malen, tornando-se uma das enólogas jovens mais respeitadas. Para ela, que montou uma grande equipe na vinícola, o trabalho em conjunto de homens e mulheres traz um resultado positivo.  “Não somos melhores ou piores do que os homens, mas temos uma vísão diferente que complementa a deles. Temos outro tipo de sensibilidade, gerando essa diversidade tão bonita que se tem quando trabalhamos juntos. Afinal, o que importa é a paixão e o comprometimento com o trabalho, sempre em busca de melhores vinhos”, explica ela.

Marzia Varveglione, que já visitou o Brasil diversas vezes junto com Domno Wines, destaca ainda o que considera ser o diferencial feminino e como isso pode fazer diferença: “As mulheres são mais capazes de mostrar o seu lado mais emocional. Isso pode auxiliar aumentando os relacionamentos duradouros com clientes e parceiros”.

Camino Pardo é proprietária das bodegas Nexus e Frontaura, da Espanha

Agostina Hanna expressa que se sente muito orgulhosa por poder liderar um projeto como Ruca Malen.“Trabalho em uma companhia em que a presença da mulher é valorizada e respeitada. Por isso, o meu conselho para as mais jovens é que descubram qual é a sua paixão e sigam lutando, com respeito e contribuindo com as outras. Trabalhem como uma equipe para construir um mundo mais inclusivo”, expica a enóloga da Bodega argentina.

A presença das mulheres sempre existiu no Grupo Famiglia Valduga. Com um legado de quase 150 anos junto ao mercado, a empresa tem Maria Valduga, matriarca da Famiglia, em um papel relevante e bastante visionário na história da empresa. Foi ela quem incentivou a elaboração de espumantes a partir do método champenoise (também conhecido como “tradicional”) na região do Vale dos Vinhedos. Hoje, a vinícola ainda tem o restaurante Maria Valduga e também a homenageia com o espumante Maria Valduga, da Casa Valduga, comercializado em edições especiais – este rótulo é reconhecido como a joia do espumante brasileiro.

 

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