Dignidade Feminina: GDF arrecada 150 mil itens de higiene no primeiro mês de campanha

Dignidade Feminina: GDF arrecada 150 mil itens de higiene no primeiro mês de campanha

As doações são encaminhadas às alunas da rede pública de ensino durante a realização de palestras para a desconstrução de tabus sobre a menstruação

A campanha Dignidade Feminina – Da transformação de meninas a mulheres: mais cidadania e menos tabu, realizada pelas secretárias mulheres do Governo do Distrito Federal (GDF), completou um mês de lançamento nesta quinta-feira (18). No período, cerca de 150 mil itens de higiene foram arrecadados em uma ação integrada entre o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada.

Dignidade Feminina: GDF arrecada 150 mil itens de higiene no primeiro mês de campanha

Para marcar a data, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promoveu um evento simbólico para a assinatura do termo de doação de 100 mil absorventes pela empresa Sustentare Saneamento, no Palácio do Buriti, com a presença das secretárias de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani; de Educação, Hélvia Paranaguá; de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira; de Juventude, Luana Machado; e do Turismo, Vanessa Mendonça.

Na ocasião, a secretária Marcela Passamani destacou que o principal impacto desta ação foi a ampliação do debate sobre a pobreza menstrual no DF. “Mais do que uma campanha, criamos um movimento que trouxe visibilidade a um assunto tão importante, mas que ainda é cercado de tabus e desinformação. E assim estamos chegando até as meninas que deixam de fazer suas atividades e até de frequentar a escola por falta de absorventes ou por se sentirem constrangidas com a menstruação”, reforçou Passamani.

Todas as doações são encaminhadas à Secretaria de Educação, que as direciona para as alunas da rede pública de ensino. A expectativa é atender cinco mil adolescentes até o fim do ano.  “É uma alegria ver o sorriso no rosto das meninas do Ensino Fundamental e Médio contempladas com esse programa que tem todo um trabalho de orientação, além da entrega física do absorvente. E que tenhamos mais empresários do DF com essa consciência e inspirados nesse exemplo”, disse a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

Dignidade Feminina: GDF arrecada 150 mil itens de higiene no primeiro mês de campanha

Ao participar da solenidade, a superintendente regional da Sustentare Saneamento, Rejane Costa, afirmou que a empresa ficou “sensibilizada” com a situação de adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social.  “A Sustentare entendeu que este é um passo importante para trazer dignidade, conforto e saúde a quem não tem condições de comprar o absorvente e acaba até recorrendo a alternativas arriscadas para a sua saúde, como papelão, retalhos de pano e miolo de pão”, completou Rejane Costa.

Os pontos de coleta da campanha podem ser consultados no site http://dignidadefeminina.sejus.df.gov.br

Acesso à informação

A entrega dos absorventes é acompanhada de palestras promovidas nas escolas do DF por servidores da Secretaria de Justiça e Cidadania e da Secretaria de Saúde. Nestas atividades são abordados temas como a desconstrução de tabus relacionados à menstruação e a conscientização sobre saúde da mulher, pobreza menstrual, autoconhecimento, autoestima, e empoderamento feminino, entre outros.

Desde o lançamento da campanha no dia 19 de outubro, já foram realizadas palestras para mais de 500 estudantes. Até o final do ano, estão agendadas mais 5 instituições de ensino.

Press kit:
* Imagens de cobertura do evento
* Duas sonoras

1) Marcela Passamani
Secretária de Justiça e Cidadania

2) Rejane Costa
Superintendente Regional da empresa Sustentare

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Qualistage – Aberta a venda de ingressos para o público nesta quinta-feira (18)

Leia a seguir

Festival São Batuque abre trabalhos no Dia da Consciência Negra

dezembro 3, 2021