Em tempos de quarentena imobiliária aumenta ações de atendimento online
Investimento

Em tempos de quarentena imobiliária aumenta ações de atendimento online

Para URBS, via digital irá favorecer a interação social, e será importante para gerar bem-estar das pessoas e a sobrevivência das atividades econômicas

Inevitavelmente, as ações de controle e combate à pandemia do Coronavírus estão exigindo adaptações de rotinas por parte de profissionais de diversas áreas. Do home office ao atendimento por videoconferência tudo é válido para manter a interação social e as atividades profissionais. Isso é válido principalmente para profissionais autônomos, como os corretores de imóveis.

A URBS Imobiliária, por exemplo, orientou seus corretores parceiros para o trabalho via home office e lançou um novo canal digital para manter ativo o relacionamento com seus colaboradores e clientes – https://mkt.urbs.com.br/ecommerce – seleções especiais de imóveis para compra ou aluguel, recursos para fazer visitas virtuais a decorados, chat de contato, entre outras possibilidades.

Outra novidade é mascote o Urbaninho, que agora é o assistente virtual da empresa. Lives informativas nos canais do instagram também estão acontecendo nas redes sociais da empresa e a equipe mantém contato frequente entre si e com seus prospects por meio de salas de reuniões.

“Sabemos da urgência e a gravidade da pandemia e, nesse momento, o que é relevante para nós é estimular a interação social.  Nossa intenção é que com a restrição do atendimento físico, a interação social com nosso público seja intensificada por meio do nosso canal digital”, diz o diretor da URBS Imobiliária, Ricardo Teixeira.

O momento acabará por consolidar uma realidade que já vinha acontecendo. Mesmo antes da necessidade de medidas restritivas por causa do coronavírus, a empresa já contava com uma ampla plataforma digital que possibilitava aos profissionais do mercado imobiliário a trabalharem de qualquer lugar.

“O atendimento e a prospecção de clientes por meio de ferramentas online já era uma tendência crescente no mercado imobiliário e mais de 30% de toda a nossa captação de clientes já era feita  via atendimento online”, informa Thiago Carvalho, diretor comercial da URBS Imobiliária.

Momento de interação
O diretor da URBS Ricardo Teixeira continua acreditando que mercado imobiliário mantém suas premissas de ser um investimento seguro e de contar com um cenário favorável de queda de juros. Inclusive, em 17 de março, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu a taxa básica de juros da economia brasileira de 4,25% para 3,75% ao ano – um novo recorde histórico.

Contudo, ele avalia que esse é um momento sensível e o foco é manter ativo um canal de comunicação e interação. “As vendas acontecerão no momento em que nosso cliente se sentir seguro, isso tem de ser respeitado. Ela será uma consequência”, acredita.

Ricardo Teixeira lembra que a necessidade por relacionamentos faz parte da essência do ser humano, por isso esse estímulo ser saudável. “Acho que todas as empresas devem manter a interação com os consumidores, não se limitar ao contato físico”, sugere.

Ele lembra ainda que manter os esforços de continuar produzindo é também um compromisso social, uma vez que o mercado imobiliário e a construção civil são uma das principais empregadoras de mão de obra. “São milhares de pessoas que dependem dos negócios acontecerem para alimentarem suas famílias”, disse.

Adaptação
Com cinco anos de mercado Imobiliário, a corretora Marilda Terra, conta que sempre trabalhou na imobiliária, porque segundo ela, a interação que se tem com o colegas é muito importante e ajuda a fechar muitos negócios. “Por isso, nosso gerente, tem nos orientado a não perder esse contato e a equipe está fazendo videoconferências. Trocamos ideia. Nós falamos muito pelo grupo [de Whatsapp] da empresa”, diz a profissional do mercado imobiliário.

Mas Marilda, apesar de preferir trabalhar no escritório, diz que está pronta para fazer o home office e manter sua boa produtividade. “Além dessas ferramentas digitais que temos, como telefone celular, aplicativos, chats, a URBS oferece várias outras ferramentas que nos coloca sempre em contato com os clientes”, diz.

A corretora de imóveis revela que na semana em que se iniciaram as medidas restritivas até trabalhou mais do que antes, ela tem uma teoria interessante sobre isso.

“Percebo que com essa situação de as pessoas terem que ficar em casa, muita gente, principalmente aqueles que não tinham tempo mas tinha interesse em algum imóvel, estão aproveitando, buscando principalmente pela internet”, explica.