O Aviso Global de Saúde Nível 4 emitido pelo Departamento de Estado dos EUA, em 19 de março, não é específico para o Brasil, mas sim, um aviso global.
O aviso aconselha que:
- Os cidadãos norte-americanos devem evitar todas as viagens internacionais devido ao impacto global do COVID-19.
- Nos países onde as opções de voos comerciais permanecem disponíveis, os cidadãos norte-americanos que vivem nos Estados Unidos (exemplo: que estão em viagem temporária) devem providenciar o retorno imediato para o país, a menos que estejam preparados para permanecer no exterior por tempo indeterminado.
- Os cidadãos norte-americanos que vivem no exterior devem evitar todas as viagens internacionais.
- Muitos países estão sofrendo surtos de COVID-19 e implementando restrições de viagem e quarentenas obrigatórias, fechando as fronteiras e proibindo estrangeiros de entrar sem aviso prévio.
- Companhias aéreas cancelaram muitos voos internacionais e várias operadoras de cruzeiros suspenderam suas operações ou cancelaram viagens. Para norte-americanos que decidirem fazer uma viagem internacional, seus planos de viagem podem ser desfeitos e você pode ser forçado a permanecer fora dos Estados Unidos por tempo indeterminado.
Como parte de um esforço global para ajudar cidadãos norte-americanos no exterior, a Embaixada dos EUA envia regularmente alertas de viagem e fornece aos cidadãos norte-americanos informações sobre o COVID-19. Todos os cidadãos norte-americanos são instados a se inscrever no Smart Traveler Registration Program (https://step.state.gov/) para receber alertas e facilitar sua localização em uma emergência.