Especialista destaca que os mísseis lançados por rebeldes contra navio de guerra americano não será motivo para retaliação contra Irã 3
Internacional

Especialista destaca que os mísseis lançados por rebeldes contra navio de guerra americano não será motivo para retaliação contra Irã 3

Fonte: Gunther Rudzit, professor de Relações Internacionais da ESPM e especialista no Leste Europeu e Oriente Médio

Um grupo de rebeldes aliados do Irã no Iêmen lançou dois mísseis balísticos em direção a um navio de guerra dos Estados Unidos, no Mar Vermelho, na madrugada desta segunda-feira (27). Os mísseis caíram a cerca de 10 milhas náuticas, ou 18,5 km, do destróier USS Mason. Segundo Gunther Rudzit, professor de Relações Internacionais da ESPM e especialista no Leste Europeu e Oriente Médio, os Estados Unidos não irão retaliar o Irã por estes mísseis lançados pelo houthis, no máximo atacará algumas bases deles no Iêmen.

O incidente foi o mais sério envolvendo um dos navios enviados pelos Estados Unidos para tentar impedir o Irã e seus aliados regionais, como os houthis do Iêmen e o Hezbollah libanês, de se envolverem na guerra ao lado do Hamas palestino. “Também não haverá impactos no conflito de Israel contra o Hamas, uma vez que estes mísseis serão abatidos pelos americanos ou pelos sistemas israelenses. A dinâmica da volta dos embates militares será por uma lógica escolhida por Israel”, conclui o especialista.

Gunther Rudzit está disponível para comentar o assunto.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.