Especialista do IMP dá dicas de Informática para o certame de Policial Penal do DF

Especialista do IMP dá dicas de Informática para o certame de Policial Penal do DF

Especialista do IMP dá dicas de Informática para o certame de Policial Penal do DF

Em fase adiantada para contratação da banca organizadora, o concurso para Policial Penal do DF tem previsão de edital até o fim de 2021 e provas entre fevereiro e março de 2022.

Cada vez mais, a disciplina de informática está ganhando protagonismo em várias provas de concursos públicos, e não é diferente nas carreiras policiais. Pensando nisso, o especialista em informática do IMP Concursos, Renato Mafra, vai dar dicas da matéria de informática para Polícial Penal do DF.

Para Renato, a matéria de informática é um diferencial na aprovação e tamanha importância acontece por conta do próprio perfil de funcionário público que as corporações estão buscando – um profissional que seja capacitado para usar os recursos tecnológicos no desenvolvimento do trabalho.

“Acredito que a informática vem ganhando importância pelo próprio perfil tecnológico das instituições, cada vez mais utilizamos sistemas informatizados para melhorar o dinamismo nas funções de trabalho, hoje informatizar não é questão de querer e sim de necessidade para melhorar o perfil do serviço prestado”, explica.

Com edital previsto para novembro e provas entre fevereiro e março de 2022, como o candidato deve elaborar seu cronograma de estudos?

Primeiro ponto é organizar o edital de forma que o conteúdo inicial sirva de base para os demais conteúdos, vejo muitos que se dedicam a temas mais complexos, mas não dominam a base, se esquecem que sem a base um conteúdo mais complexo fica mais distante de ser bem compreendido.

Quantas questões de informática você acredita que cairá na prova?

Um grupo de 10 questões, considerando tópicos como sistema operacional, conceitos de internet e intranet, segurança da informação, pacote de escritório e novas tecnologias, como mineração, inteligência e Big Data.

Qual seria o conteúdo fundamental de informática para se preparar para o concurso de Policial Penal do DF?

O conteúdo que sempre é destaque passa do entendimento de uma rede de computador, tipos de topologias, abrangência, protocolos e seus diferentes serviços, seja em uma rede local ou na rede pública Internet, é importante dominar os termos ligados à nuvem de computador e a parte de segurança das aplicações.

Qual a melhor estratégia de revisão de conteúdo para a disciplina?

Evolua com o conteúdo, entenda em que contexto o item está, depois determine o que o item é capaz de fazer e por último o que ele não faz, muitas questões derrubam o usuário por alegar que uma ferramenta específica faz algo fora do seu escopo e o usuário por não se preparar com a definição que inclui o padrão do que a ferramenta não faz, acaba se perdendo e assim perdendo também o ponto no item.

Crie resumos que sejam resumos, ou seja, cada vez mais diretos e sucintos, o que vejo são materiais que não se resumem e candidatos que vão se tornando especialista do profundo e se perdem no básico.

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Muitas festividades no feriado de Zumbi de Palmares

Leia a seguir

Caesb reabre Escritório Regional de Brasília na Estação do Metrô da 114 Sul

dezembro 3, 2021