Especialista esclarece mitos e verdades sobre o mercado de fotografia
Oficinas

Especialista esclarece mitos e verdades sobre o mercado de fotografia

O premiado fotógrafo Rodolfo Santos esclarece mitos sobre o mundo da fotografia e do mercado para profissionais da área e amadores

Em grande expansão nos últimos 10 anos, o mercado de fotografia assim como a oferta de profissionais ligados ao setor continua a crescer em 2019. Com o crescente interesse pela profissão e pelas oportunidades de negócios que a fotografia pode trazer, também surgiram muitas dúvidas principalmente por parte dos que almejam ingressar no ramo, e com elas, diversas afirmações, que nem sempre correspondem à verdade.Rodolfo Santos, cinco vezes vencedor do Wedisson Awards e um dos mais requisitados fotógrafos de casamentos do Brasil, relata que existem muitos mitos sobre o mercado e a própria profissão: “diz-se por aí muita coisa, que o mercado está saturado, que não há lugar para mais fotógrafos, e que cada vez é mais difícil encontrar trabalho. Muitos mitos, que assustam e afugentam pessoas talentosas e que desejam investir na fotografia como meio de vida e de expressar a sua arte”.
Confira agora alguns mitos e verdades esclarecidos por Rodolfo Santos:

O mercado de fotografia está saturado

Mito. Muita gente tem tido acesso a câmeras profissionais e equipamentos de primeira, isto é verdade. Além disso, os smartphones contam hoje com câmeras muito boas, e por isso mais do que nunca, existe um volume avassalador de fotos de alta resolução sendo postadas nas redes sociais, mas isso não é o mercado. Muita gente tem reclamado da dificuldade de se encontrar fotógrafos em que se possa confiar, que demoram meses para entregar um trabalho, e que levam a coisa como uma segunda fonte de renda, não como profissão. A verdade é que o mercado não está saturado e quem quer trabalho mesmo encontrará um caminho. Todos os anos são realizados mais de 1 milhão de casamentos no Brasil. Logo, é impossível ficar sem trabalho.