Bsb Flash

Especialistas do IMP Concursos dão dicas de inglês e espanhol para PRF

Certame da PRF 2021 trouxe a língua estrangeira como uma novidade no edital e o candidato pode escolher entre as duas disciplinas

As provas do concurso público da Polícia Rodoviária Federal (PRF) serão aplicadas no dia 28 de março. Após a saída do edital, uma das novidades que movimentou o universo dos concursandos foi a inclusão da disciplina de Língua Estrangeira, onde o candidato pode optar por Inglês ou Espanhol. De acordo com a Diretora de Gestão de Pessoas da PRF, Sílvia Borges, a língua estrangeira foi considerada indispensável na avaliação do candidato. “A própria história, a visão de futuro da PRF, a capilaridade e a atuação exige que o policial tenha essa competência de se comunicar em outras línguas”, explica.

Faltando um pouco mais de 50 dias para a prova, o IMP Concursos vai oferecer algumas dicas de Língua Estrangeira para quem está se preparando.

Inglês para a PRF

De fato, a disciplina de inglês pode ser um diferencial na aprovação, principalmente em quem está de olho em concursos da carreira policial, pois tem sido uma tendência nos editais desses certames. Portanto, o candidato precisa entender que se dedicar a matéria pode melhorar a sua classificação. E isso não significa que ele tenha que ter uma proficiência da língua, e sim é necessário que consiga atingir um nível de compreensão suficiente para resolver as questões da prova.

A especialista e professora Tay Cabral, mestre em sociologia na UNB e proficiente pelo Toefl e Ielts, mostra os pontos mais importantes da disciplina de inglês para PRF. Para a professora o candidato que sabe ler e compreender em inglês está um nível acima daquele que apenas tem os conhecimentos das demais matérias comuns em concursos públicos.

“A cobrança de língua estrangeira já está sendo uma tendência dos concursos recentes, como no de escrivão da polícia civil, aparecendo pela primeira vez no último edital”, completa.

Outra dica é preparar o cronograma de maneira a fazer pelo menos todas as provas de inglês da banca. Veja o tempo que demora pra fazer cada questão com qualidade e organize o cronograma de acordo.

O candidato deve focar em compreensão de texto e gramática. “Recomendo que leia textos de jornais e revistas em inglês, como New York Times, BBC e The Economist, além de outros textos que tenham relação com a temática policial, pois assim aprenderá palavras novas que poderão auxiliar no dia da prova”, explica.

O Cebraspe gosta muito de fazer provas temáticas, ou seja, que tenham relação com as vagas oferecidas. No caso da PRF, o candidato pode se inteirar sobre nomenclaturas que são relacionadas à rodovia e segurança pública.

Espanhol para a PRF

De uma forma geral, e pelo pouco tempo que os candidatos têm até a prova, a dica é não tentar se aprofundar no universo da gramática da língua espanhola, e sim conhecê-la. O foco deve ser a compreensão dos textos da prova, por isso a dica é investir um bom tempo em leitura e tradução.

Para Janaina Souto, especialista e docente nas áreas de espanhol, português, graduada em letras e pós-graduada em revisão de texto, mesmo que o candidato não saiba nada de espanhol ainda dá tempo de se preparar.

“O espanhol e o português são línguas irmãs, ambas de origem latina. É claro que nesse período é impossível saber de tudo sobre uma língua estrangeira, mas como nosso estudo será direcionado, acredito em uma preparação adequada e suficiente” afirma a professora.

De acordo com Janaina, a dica é todos os dias abrir, no mínimo, 3 conteúdos com escrita em espanhol. “Sugiro jornais como El País, em suas 3 vertentes – Espanha, México, Catalão; e a leitura do El diário. Além disso, é importante buscar fazer a leitura de 1 texto de provas por dia para se familiarizar com a língua”

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Vacinação contra o H1N1 contribui no combate à Covid-19

Empresas se empenham para levar imunização a colaboradores e assim desafogar o sistema de saúde. Construtora está entre as que manteve a boa prática neste

Homenagem ao aniversariante Getúlio Vargas

Ex- presidente da Juventude Socialista do PDT, vice-presidente da Fundação Leonel Brizola e porta-voz do Rio Boa Praça, o cientista político Everton Gomes fará homenagens,

Ravenna promove SPA Indoor com programação especial

Ravenna promove SPA Indoor com programação especial

De 26 a 29 de abril, SPA terá quatro aulas com o Mestre em Psicologia Helder Kamei, especializado em Psicologia Positiva De 26 a 29 de abril,

Casamentos continuam a acontecer, apesar da pandemia

Quarenta por cento dos casamentos realizados pela juíza Maria Victoria Riera, no 5°Registro Civil das Pessoas Naturais, em Botafogo, são de casais com renda inferior

%d blogueiros gostam disto: