Estupenda Trupe anuncia ações artísticas gratuitas até fevereiro de 2023
Artes

Estupenda Trupe anuncia ações artísticas gratuitas até fevereiro de 2023

Estupenda Trupe anuncia ações artísticas gratuitas até fevereiro de 2023

Grupo realizará oficinas do Teatro do Oprimido em escolas do DF, peças on-line e presenciais, exibição de documentário, leituras dramáticas, além de uma série de atividades formativas

Eles já contam com 17 anos de história e são reconhecidos por levar arte para escolas, teatros e Unidades de Internação (adolescentes) do Distrito Federal e do Brasil de modo a promover a democratização, igualdade e educação por meio da arte. A Estupenda Trupe ficou consagrada pelo seu trabalho de arte-educação e integração. O grupo, hoje formado pelos artistas e arte-educadores Tiago Venusto – diretor da Cia. – Alana Ferrigno, Beta Rangel e Carlos Valença conta com dezenas de iniciativas e espetáculos autorais no currículo como Nó Na Garanta, peça premiada que fala sobre bullying e conflitos, de modo a promover a reflexão. Eles também tiveram destaque no projeto autoral TEAR (Troca de Experiências Artísticas e Reinserção) que, com 10 anos de história, ficou reconhecido por levar arte para adolescentes em conflito com a Lei e seus familiares. Agora, para celebrar os 17 anos, promoverão uma série de ações gratuitas até fevereiro de 2023 em escolas, teatros e centros culturais do Distrito Federal.

Exibição on-line do espetáculo A Cantora Careca, clássico do francês Eugene Ionesco adaptado pela Trupe; Leitura Dramática do espetáculo teatral Por Elise de Grace Passô (no Sesc Ceilândia); ainda, leitura do espetáculo teatral Revolução na América do Sul de Augusto Boal (no Sesc Gama); leitura aberta do espetáculo teatral infantil João e o Pé de Feijão para escolas da rede pública (Sesc Taguatinga); temporada presencial do premiado e autoral espetáculo Nó Na Garganta (Espaço Cultural Renato Russo); realização e exibição do documentário Estupenda e o Teatro Brasiliense (Cine Brasília);

oficinas, troca de saberes com outras companhias locais são ações que contemplam a ação do grupo neste ano.  E as atividades começam com a Oficina de Teatro do Oprimido que será realizada com os estudantes da Escola Elefante Branco (908 Sul) nos dias 23, 24, 26 e 27 de maio, sempre às 13h30 e às 16h30. Todas as atividades da Estupenda em 2022 serão gratuitas. O projeto de Manutenção da Estupenda Trupe/2022 conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).

História – Eles começaram ainda em 2005 na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. De lá para cá, Tiago Venusto, Alana Ferrigno, Beta Rangel, Carlos Valença e Lucorina (participou da fundação e da Trupe até 2021) ajudaram e ajudam adolescentes, crianças e adultos em conflito com a Lei a buscarem nova vida, conscientização e a ressocialização proporcionada pela arte.

“A Estupenda sempre acreditou que todo ser humano é capaz de apreciar, discutir e produzir uma obra de arte. Este é o nosso principal lema”, destaca o diretor Tiago Venusto.

Tendo como método o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal (1931-2009), a Cia. busca por meio de oficinas realizadas em escolas e localidades periféricas menos urbanizadas, criar pontes de diálogo e rediscutir a relação opressor-oprimido.

“A Estupenda crê na diversidade e na integração social por meio da arte e educação.  E na manutenção da Estupenda este ano não será diferente. Faremos uma série de ações gratuitas que visam democratizar o acesso à arte”, pontua o ator Carlos Valença.

A programação será sempre anunciada no Instagram da Trupe: @estupendatrupe   e no YouTube: https://www.estupenda.net/.

Serviço: Estupenda Trupe anuncia ações artísticas gratuitas até fevereiro de 2023

 

Primeira ação:

Oficina de Teatro do Oprimido na Escola Elefante Branco (908 Sul)

Datas: 23, 24, 26 e 27 de maio

Horário: Sempre às 13h30 e às 16h30

Gratuito

Instagram da Trupe: @estupendatrupe   e no YouTube: https://www.estupenda.net/.