Eu Faço Cultura distribui mais de 47 mil livros e ingressos e fecha mais um ciclo do Programa
Cultura

Eu Faço Cultura distribui mais de 47 mil livros e ingressos e fecha mais um ciclo do Programa

De setembro de 2018 a maio de 2019, a iniciativa, que leva acesso à cultura para escolas públicas, ONGs, idosos e pessoas com deficiência, atuou em 25 estados brasileiros. Já são mais de 800 mil pessoas de baixa renda beneficiadas em todos os anos do Programa

O Eu Faço Cultura fechou mais um ciclo de atuação. A iniciativa beneficia alunos de escolas públicas, pessoas em programas sociais, idosos e pessoas com deficiência e, entre setembro de 2018 e maio de 2019, ofereceu acesso gratuito à cultura para moradores de 25 estados brasileiros.

No total, foram mais de 47 mil livros e ingressos para teatro, musicais e cinema distribuídos aos beneficiários do Programa, incluindo 141 ONGs e 80 escolas públicas. O Eu Faço Cultura ainda entregou 28 acervos literários dentro do produto “Biblioteca Renovada”, atualizando e reforçando a coleção de livros de mais ONGs e instituições de ensino por todo o Brasil.

Com uma proposta inédita no país, o Eu Faço Cultura compra produtos/ingressos de produtores culturais ou fornecedores de cultura e os distribui a pessoas de baixa renda. Neste último ciclo, cerca de 340 livros, peças de teatro e sessões de cinema passaram pela vitrine do Programa, contemplando e ajudando também 108 produtores culturais.

“A experiência com a plataforma Eu Faço Cultura foi uma grata surpresa para nós, já que fazemos parte de uma pequena editora sediada no Nordeste brasileiro, ou seja, no contrafluxo do mercado editorial nacional. Mas, por meio do Programa, estamos conseguindo disseminar nossas produções para locais ainda não atingidos, dada a complexidade de distribuição de livros em nosso país. Só temos a agradecer”, comemora o produtor cultural Cleudivan Jânio, da Editora CJA LTDA.

A editora participou do Eu Faço Cultura disponibilizando na plataforma 50 unidades do livro Poemas Brincantes, que foram resgatados por beneficiários do Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraná, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Quem consegue acesso à cultura por meio do Programa também só tem a agradecer. É o caso do João Batista, coordenador da ONG Moradia e Cidadania, de Goiânia. A instituição resgatou ingressos para o espetáculo Reino das Cores Brilhantes, disponibilizados na plataforma, e, assim, conseguiu levar ao teatro 55 crianças atendidas pela ONG. “Foi emocionante, todos ficaram encantados. Era a primeira vez que muitos ali iam ao teatro”, lembra João Batista.

O Eu Faço Cultura é uma iniciativa da Federação das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), com a participação de milhares de empregados da ativa e aposentados da Caixa, contando com patrocínio da Caixa Seguradora e da Wiz.

Desde 2006, quando o Programa começou, mais de 800 mil pessoas de baixa renda já foram beneficiadas com os produtos disponibilizados pelo Eu Faço Cultura. E o objetivo é que, no próximo ciclo, este número aumente ainda mais.

O período para resgate dos novos produtos foi encerrado em maio deste ano, com prestação de contas em julho. A inscrição de novos produtos e de beneficiários será retomada em agosto. Para conseguir os livros e ingressos disponibilizados pela plataforma, os interessados – desde que estejam dentro do perfil de beneficiários da iniciativa – precisam apenas se cadastrar no site www.eufacocultura.com.br, quando as atividades retornarem, e solicitar o resgate por lá mesmo, virtualmente.