Exposição no Conjunto Nacional revela olhar único e inovador de Brasília
Geral

Exposição no Conjunto Nacional revela olhar único e inovador de Brasília

Exposição no Conjunto Nacional revela olhar único e inovador de Brasília

Em comemoração aos 62 anos da Capital, shopping apresenta obras fotográficas de Bento Viana com acesso gratuito

Na próxima quinta-feira, Brasília comemora seu 62º aniversário e o Conjunto Nacional, em parceria com o SESC DF, vai presentear os brasilienses com uma nova perspectiva da Capital Federal. A exposição “Brasília, Outro Planeta” traz 15 obras do fotógrafo Bento Viana, que revelam um olhar único e inovador da cidade, vista de cima. A exposição ficará aberta ao público, com acesso gratuito, de 21 de abril até o dia 15 de maio, no 1º Piso, Ala Norte (próximo aos restaurantes Commo e Outback).

Para criar o conceito da exposição, o fotógrafo foi inspirado pelo astronauta Yuri Gagarin, que quando viu a cidade pela primeira vez, comentou: ‘A impressão que eu tenho é a de estar chegando a um planeta diferente’. “A mostra oferece uma homenagem a essa original cidade ao contemplar ângulos inesperadamente belos e interessantes de monumentos e símbolos comumente conhecidos”, explicou Viana.

Bento Viana é carioca e chegou em Brasília em 1979, aos oito anos de idade. Foi nessa época que o artista segurou uma câmera pela primeira vez, emprestada do fotógrafo Carlos Terrana, e vivenciou o sentimento de propósito. “É na fotografia que eu me realizo, ao traduzir essa Terra para a linguagem da luz”, contou. O profissional acumula mais de vinte e cinco anos de experiência e participou de cerca de 40 exposições individuais e coletivas. Em sua carreira, viajou por todo o Brasil, pela Antártica, América do Norte, América do Sul, Europa e África. Foi um dos criadores da exposição A Volta ao Mundo em 80 Fotos, vista por mais de 120 mil pessoas em Brasília e São Paulo.

Seu olhar atento e curioso o levou a encontrar matizes e nuances originais de cores e silêncios, abrindo novas possibilidades para registros fotográficos de cidades. Em abril de 2014, lançou a exposição e o livro Do Céu, Brasília, reconhecido como uma das principais publicações de arte já produzidas sobre a Capital Federal. Possui cinco livros de fotos já publicados que imortalizaram cidades.

 

SERVIÇO: Exposição “Brasília, Outro Planeta”

Data: De 21 de abril a 15 de maio de 2022

Hora: Visitação no horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h

Local: 1º Piso do Conjunto Nacional, Ala Norte (próximo aos restaurantes Commo e Outback)

Acesso gratuito

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.