Fazer o bem, faz bem!
Notícias

Fazer o bem, faz bem!

Mais de 90 mil pessoas já foram beneficiadas pelos projetos do Instituto Bancorbrás

É comum praticar atos de solidariedade sem necessariamente conhecer a pessoa beneficiada. Ao escolher fazer o bem, quem doa transforma-se em um fazedor de sorrisos. Muitas vezes, não é necessária riqueza material, mas uma dose de boa vontade. Pensando nisso, o Instituto Bancorbrás proporciona aos colaboradores a oportunidade de atuarem como voluntários em programas sociais.

Este ano, o Instituto completa 11 anos de atuação nas áreas de educação, cidadania, meio ambiente e esporte. Mais de 90 mil pessoas já foram beneficiadas nos 18 projetos apoiados ou empreendidos pelo Instituto Bancorbrás.  Segundo a coordenadora do Instituto Bancorbrás, Roberta Abreu, o aumento no número de colaboradores participantes das ações sociais nos últimos anos vem só aumentando. “Ficou no passado a ideia de que o Instituto era mais um braço da empresa e que apenas ajudava pessoas carentes”, conta. “Hoje os colaboradores enxergam os benefícios dos trabalhos realizados para a sociedade”, comemora Roberta. A mudança é percebida no aumento do número de colaboradores participantes das ações desenvolvidas pelo Instituto Bancorbrás.

O Instituto Bancorbrás é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, mantida pelas Empresas Bancorbrás. Com registro no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – CDCA, o Instituto atua há 10 anos no Distrito Federal e nas capitais onde a Bancorbrás possui filial. São empreendidos programas e projetos voltados para a promoção do protagonismo de indivíduos e instituições que fomentem a educação e formação cidadã de crianças e adolescentes, a preservação do meio ambiente, além de estimular mais qualidade de vida pelo esporte. O Instituto Bancorbrás mantém o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Seja a mudança que você quer ver no mundo

A educação é uma das principais áreas de atuação do Instituto. Nos projetos, que já beneficiaram mais de 4 mil pessoas, o Instituto Bancorbrás possibilita a formação cidadã de crianças, jovens e adultos. Entre os projetos voltados para os jovens e adultos está o “Bolsa Universitária”, que proporciona a estudantes universitários de baixa renda condições financeiras para a conclusão dos estudos. Já o “Notas e Canções” vem transformando a vida de crianças e jovens da Cidade Estrutural por meio da música. Na área de capacitação para o mundo do trabalho, o projeto “Educar Para a Vida” beneficia adolescentes de comunidades em desenvolvimento social. Os educandos que se destacam podem ter a oportunidade de participar da seleção para o Programa Jovem Aprendiz da própria Bancorbrás.

O Instituto Bancorbrás também desenvolve projetos voltados para a sustentabilidade. Com o Programa Saúde do Planeta, o Instituto implementa ações de conscientização institucional e comunitária, visando à preservação do meio ambiente, o uso consciente dos recursos naturais e a redução da produção de resíduos. Entre as atividades do projeto está a doação de mudas para a Fundação SOS Mata Atlântica. Até 2018, foram doadas mais de 38 mil unidades.

Para estimular a reciclagem, o Instituto realiza a Campanha de Uso Consciente. Os materiais recicláveis são recolhidos e enviados para cooperativas que reciclam os resíduos. Só nos últimos dois anos, a Bancorbrás destinou mais de dez toneladas de material reciclável para a cooperativa Recicle a Vida, em Ceilândia.

Internamente, o Instituto Bancorbrás possui projetos que buscam conscientizar colaboradores, clientes e parceiros das Empresas Bancorbrás, divulgando práticas de cidadania, sustentabilidade e voluntariado. Durante o ano, são realizadas Campanhas Sociais que mobilizam o público interno e externo da empresa, como a Campanha da Boação e de Natal, onde são arrecadados: roupas, cobertores, brinquedos, alimentos e outros. “Já participo do projeto há sete anos e é gratificante poder ajudar quem mais precisa e saber que boas ações podem transformar a vida de tantas pessoas”, comenta Fausto Antônio, voluntário do Instituto.