Decoração

Feira de Artesanato, Bordados e Rendas chega a VI edição

 A VI edição da Feira de Artesanato, Bordados e Rendas – “RENDA-SE”, realizada no Pontão do Lago Sul, despediu-se do público neste domingo 27 de outubro.  Na noite de inauguração, que contou com apresentação da banda Cazuza in Concert, compareceram cerca de 500 pessoas, que foram recebidas pelas anfitriãs da noite, Stela e Isabela Guerra, organizadoras do evento ao lado de Renata Hargreaves. Entre os presentes, representantes do Sebrae DF, como o superintendente Valdir Oliveira, a diretora técnica Rose Rainha; o coordenador nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) Fabrício Magalhães, o deputado federal Prof. Israel Batista, além de apoiadores, empresários, sociedade e expositores.

Além da exposição e comercialização de artesanatos e rendas produzidas em várias regiões do país, o evento ampliou sua proposta cultural, integrando design e atrações musicais à programação. Em 2019, o Renda-se apresentou cerca de 100 projetos artesanais, com ênfase para aqueles originadas no Distrito Federal, destacando produtos do melhor design brasiliense, com 20 expositores locais. Na parte do entretenimento, destaque para estilos musicais como música popular brasileira, jazz, blues e chorinho. Circularam pelo evento cerca de 20 mil pessoas.

Este ano, foram várias tipologias de artesanatos trabalhados em renda renascença, crochê, patchwork, bordado, amigurimi, madeira, fuxico, renda, pintura, vidro reciclado, MDF, bambu, parafina, entre outros. A diversidade se reflete na quantidade e qualidade dos produtos. Nos stands, um universo abrangente do melhor que as mãos dos artesãos podem criar: roupas de cama, mesa e banho; bolsas e mochilas; bijuterias; moda masculina e feminina, para adultos e crianças; objetos de decoração; esculturas; artigos de papelaria; bibelôs; imagens sacras, escapulários e oratórios; nécessaires; caixas decorativas; joias autorais; miniaturas; peças de enxoval para bebês; porcelana pintada à mão; quadros; produtos natalinos; luminárias; velas artesanais e perfumadas e até uma bicicleta feita em bambu! A curadoria ficou por conta da Secretaria de Turismo (Setur), juntamente com Stela Guerra, uma das idealizadoras do evento ao lado de Renata Hargreaves.

O público pôde participar do evento, gratuitamente. Um dos destaques foi o happy hour. Passaram pelo palco do Renda-se as seguintes atrações: Igor Santos Trio, Larissa Vitorino Trio e Bell Lins. A produção musical é de Renato Azambuja. (Confira a programação ao final do release). A programação contemplou, ainda, compartilhamento de saberes com oficinas, rodas de conversa e palestras diversas no Espaço Saber Fazer e Espaço do Conhecimento.

Como num bordado, estamos costurando novas atrações ao nosso evento, à cada edição. A arte e a cultura são agregadoras e acreditamos no poder da música para atrair um público ainda maior para curtir uma música de qualidade e ver de perto as riquezas que o povo brasileiro produz com as próprias mãos”, afirma Renata Hargreaves.

Expositores

O Renda-se apresentará ao público o trabalho de 100 expositores. Além do Distrito Federal, estarão representados os estados de Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, os primeiros a confirmar presença.

A estrutura da feira ocupa uma área de 3 mil m², com projeto arquitetônico e cenográfico assinado pelo arquiteto Marcelo Moita. Entre os produtos que serão exibidos e comercializados, haverá a oferta de artigos diferenciados, que mostram a diversidade da nossa rica cultura.

Sair da versão mobile