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Final do BBB 23 gerou 205 mil conversas, apontam dados da Stilingue

Modelo preditivo da empresa indicou Amanda Meirelles como vencedora com 68,9%

A primeira versão deste comunicado de imprensa, divulgado na segunda-feira, dia 8 de maio de 2023, informava erroneamente que a final do BBB 23 gerou 1.4 milhões de publicações. A métrica correta, identificada pelas análises da STILINGUE, é de 205 mil conversas registradas na ocasião da final do programa.

São Paulo, 08 maio de 2023 – O Big Brother Brasil 2023, exibido pela Rede Globo, chegou ao fim no dia 25 de abril, consagrando a médica paranaense Amanda Meirelles como campeã, com 68,9% dos mais de 76,2 milhões de votos. A participante levou para casa o maior prêmio da história do reality show: R$ 2,88 milhões. Fenômeno de mídia e com investimentos de até R$ 105 milhões em uma única cota de patrocínio, o programa já conquistou seu espaço entre grandes marcas por gerar debates e influenciar comportamentos em comunidades.

Para investigar o impacto do BBB 23 para as marcas que patrocinam o programa, a STILINGUE, plataforma líder em monitoramento e interação de conversas em redes sociais, mapeou dados de social listening com enfoque nos eventos relevantes que aconteceram ao longo do programa.

Para a grande final do BBB 23, a startup ainda promoveu um War-Room em tempo real, destacando insights, cases e boas práticas para o monitoramento de grandes eventos midiáticos. O evento, já conhecido no mercado de publicidade, ocorre num formato que visa gerar ideias e resultados em tempo real e reuniu alguns dos principais profissionais do mercado de comunicação.

Apesar do monitoramento da plataforma STILINGUE ter registrado milhões de mensagens sobre o programa no decorrer dos últimos 100 dias e o tema também ter sido tendência na internet, a edição apresentou métricas abaixo do esperado no que se refere à audiência e às votações do público.

“De fato foram números fora do padrão para a emissora e para o nosso monitoramento. Mesmo com resultados diferentes das expectativas, alcançamos um resultado satisfatório com nossas análises e previsões. Foram 16 previsões corretas em 19 paredões, além do modelo preditivo na grande final. Foi um grande desafio para nosso time e a satisfação de nossos clientes com os insights sobre suas marcas só mostra que estamos prontos para o BBB 24”, destaca Thiago Gonçalves, Diretor da Unidade de Negócio STILINGUE em Take Blip.

Social Listening

Tendência já identificada no decorrer do último mês, Amanda Meirelles, do grupo Pipoca, que era formado por participantes da casa que entraram sem serem famosos, construiu um favoritismo entre os telespectadores e internautas. Sua torcida – os DocShoes – ganhou muita força e influência nas votações e, com isso, desde a formação da final, os dados de social listening mostravam que ela conquistaria o grande prêmio.

Modelo preditivo

Com a proposta de se aproximar das previsões da final do reality show – incluindo o resultado do pódio e as porcentagens de votação – a STILINGUE trabalha com um modelo preditivo complexo, envolvendo estatísticas com base em métricas, como frequência de uso dos nomes das finalistas nas mensagens coletadas, sentimento dessas conversas, uso de hashtags, entre outras variáveis.

O modelo preditivo para a final do BBB tem uma variável muito significativa uma vez que o resultado oficial é medido de acordo com os votos que ocorrem dentro do portal do GShow, podendo não ser equivalente ao que é comentado em redes sociais.

Ao longo do programa, foi possível acompanhar as diferentes atuações de torcidas, com destaque para menções como “Foco no Gshow” e “Textão não define paredão” que aparecem nas redes sociais. Isso mostra como por vezes os grupos de torcidas priorizaram outras frentes para garantir a votação em seus participantes favoritos.

Ainda assim, durante a final do BBB, a STILINGUE conseguiu  proximidade com o percentual de votação para Amanda e Bruna, onde as conversas em redes sociais acompanharam a votação. Provavelmente, a torcida da Aline, menor em relação às outras, teve que priorizar os votos no GShow, deixando de gerar tanto buzz para a sua participante.

Marcas em destaque

Seguindo estratégias iniciadas no decorrer do reality, Zé Delivery e Seara voltaram a estimular a interação de seus seguidores no Twitter na final, numa espécie de bolão sobre quem ganharia o programa.

Enquanto o app de entregas distribuiu vouchers para compras e pontos no Zé Compensa, por meio de apostas entre Pipoca e Camarote para o primeiro lugar no pódio, a Seara apostou na parceria com influenciadores como Sarah Andrade e Fátima Bernardes para divulgar a ação que premiaria os palpites mais certeiros com uma geladeira customizada e um ano de produtos da empresa alimentícia.

Dessa forma, essas foram as marcas patrocinadoras que lideraram o ranking de menções na noite da final, com 29 mil menções sobre Zé Delivery, 8 mil da Seara e, em terceiro lugar, apareceu a Chevrolet, com mil citações.

No dia 24/04, as finalistas Aline, Amanda e Bruna aproveitaram uma série de experiências gastronômicas no Quarto Verde da Piraquê, com direito a degustação às cegas, além de ganharem um ano de produtos da marca carioca. As análises em tempo real da STILINGUE identificaram cerca de 200 mensagens sobre a anunciante em Social Listening, sendo que 57% delas foram positivas. Entre os produtos da Piraquê exibidos na ação, destacaram-se Leite Maltado, Água e Gergelim, Cookies e Goiabinha. Além disso, a hashtag #IssoTemUmQuêDePiraquê performou em destaque entre as conversas.

A rede de farmácias Pague Menos ofereceu às “sisters” da final um spa day com massagens, cuidados com a pele, cabelo, unhas e comidinhas. Foram menos de 100 ocorrências sobre essa ação no painel de pesquisa da plataforma, mas os termos “spa” e “spa day” chegaram a ser mencionados 800 vezes. Uma única publicação do perfil oficial no Twitter da médica Amanda recebeu muitos retweets, fazendo os mesmos termos ganharem relevância entre as narrativas.

Para se despedirem do BBB em grande estilo, Aline, Amanda e Bruna ainda ganharam, no último dia na casa mais vigiada do Brasil, um almoço com Maturatta Friboi. As finalistas puderam experimentar os hambúrgueres que são lançamentos da marca e estão disponíveis nas versões costela, fraldinha e picanha, além de outros cortes de carne tradicionais na churrasqueira. A ação teve apenas 70 citações aos termos Maturatta, Friboi, churrasco, hambúrguer e almoço. Também não foram registradas movimentações através das redes sociais proprietárias da anunciante.

Big Carpet não foi bem recebido pela audiência

Os quadros humorísticos do BBB costumam chamar a atenção do público e na 23ª edição do programa o humorista Paulo Vieira despontou novamente entre os comentários dos telespectadores, com 5.244 menções. Já Dani Calabresa recebeu 1.437 citações, enquanto a estreante e cartunista Rafa Tuma foi mencionada 73 vezes.

O relatório mostrou ainda que o Big Carpet – espaço que os humoristas ganharam na grande final – não foi muito bem recebido pela audiência, com 43% de menções negativas a respeito.

“Apesar da final do BBB este ano não ter tido a mesma repercussão como a de edições anteriores, continua sendo um evento que reúne muita atenção pública e que provoca diversas interações nas redes sociais. Com a STILINGUE, conseguimos monitorar e analisar dados, gerando insights valiosos para que as marcas entrem nas conversas que estão acontecendo em tempo real e tirem o melhor proveito disso, construindo diálogos autênticos e contextualizados com o público”, conclui Thiago.

Sobre a STILINGUE

Fundada em 2014, em Ouro Preto (MG), a STILINGUE organiza em um só lugar as conversas derivadas das redes sociais, avaliações em sites e aplicativos, notícias, CRM e demais canais públicos e privados, para que marcas possam extrair relatórios, despertar insights e responder diretamente seus clientes, centralizando assim, toda sua estratégia de social media e comunidades, atendimento ao consumidor e inteligência de mercado em um só lugar.

Em 2022, a STILINGUE foi adquirida por Take Blip, empresa líder em interações inteligentes de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais. As empresas agora unem o que há de mais relevante no mercado de comunicação: Inteligência Artificial e soluções conversacionais.

Entre os clientes atendidos pela STILINGUE, estão grandes empresas e marcas que usam a plataforma diariamente para predizer movimentos, compreender comportamentos de comunidades, analisar inteligência competitiva e saúde de marca, gerenciar e prever crises, gerar insights, otimizar campanhas, entre outros casos de uso. A ferramenta integrada e colaborativa trabalha como um acelerador da transformação digital para organizações e departamentos de qualquer porte como marketing, atendimento ao cliente, comunicação, vendas, TI, relações com clientes e investidores, entre outros.

Saiba mais em stilingue.com.br

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