Fotógrafo com trabalhos para Coca-Cola e Spoleto, ganha destaque posicionado marcas
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Fotógrafo com trabalhos para Coca-Cola e Spoleto, ganha destaque posicionado marcas

Bruno Bomtempo, é natural de Juiz de Fora, e vem de uma família tipicamente mineira, de cozinheiras “de mão cheia”. É formado em Publicidade e Propaganda e foi pioneiro no segmento da fotografia gastronômica em sua cidade natal, estabelecendo-se rapidamente como referência na região e, atualmente, no país.

Sua especialização na área veio de cursos direcionados, ministrados no Rio e em São Paulo, por profissionais brasileiros e estrangeiros, buscando a diversidade de técnicas, materiais e olhares. A metodologia de Bruno aborda a fotografia gastronômica como um meio não apenas de vender um produto ou serviço, mas de transmitir cores, detalhes, texturas, aguçando os sentidos. Em todas as suas frentes de trabalho, Bomtempo compreende o fotografar como uma forma de se relacionar com o mundo.

Projetos futuros
Em 2022 lançou seu Programa semanal no Youtube, “Do Zero ao 5”, onde além de entretenimento tem dicas e informações relevantes sobre o universo da fotografia de alimentos. Bruno também recebe convidados e dá dicas de como se posicionar no mercado da fotografia. Recentemente o programa ganhou mais uma plataforma edesembarcou no Spotify, se tornando também um podcast semanal.

Também em 2022, Bruno lançou um curso 100% on-line, voltado para profissionais da fotografia gastronômica que queiram aprimorar suas técnicas, referências e investir neste nicho de carreira. É a primeira vez que o fotógrafo desenvolve um treinamento totalmente digital e direcionado para público especializado.

Para 2023, o fotógrafo planeja o lançamento de um grande projeto já em desenvolvimento, em que busca explorar a diversidade da gastronomia e da cultura. “A ideia é tornar esse material um minidocumentário ou um anuário, alguma coisa que possibilite o acesso à pluralidade da cultura e da gastronomia do Brasil, algo que a meu ver as pessoas ainda exploram pouco”, avalia Bomtempo.

Clientes
Atualmente residindo na capital paulista, cinco anos de carreira fotográfica, Bruno atuou junto a diversos clientes do setor de alimentos e bebidas em Minas Gerais e no eixo Rio – São Paulo. Fotografou também para franquias e marcas como TV Globo, Spoleto, Outback, Spoleto, China in Box, LeBonton, Frontera Brasil, Tanqueray e Marie Brizas. Em Paris, assinou a produção e fotografia do lançamento de uma linha especial de bebidas para drinks da Coca-Cola França. Sua câmera também registrou, recentemente, produções do canal GNT, autoridade em programas de gastronomia na TV.

Entre os jobs recentes, está o material produzido para o Insólito Boutique Hotel & Spa, em Búzios (RJ), na Região dos Lagos. O hotel de luxo tem acesso exclusivo à praia e apenas 24 quartos, com uma decoração que celebra a cultura brasileira com sofisticação e conforto. No mesmo tom, seu restaurante A Galeria traz uma gastronomia ancorada na sazonalidade dos alimentos locais, no frescor e autenticidade. Os menus são comandados pelo premiado chef Marcelo Milani, um dos maiores nomes da gastronomia autoral brasileira.

Para fotografar o Insólito, Bruno buscou imprimir às imagens a essência do que o hotel oferece: experiências. Assim, as fotos das acomodações e espaços; bem como dos pratos da Galeria e do chef Marcelo Milani são mais do que registros descritivos do setor de hotelaria de alto padrão. Na prática, funcionam como amostras da combinação de elegância, conforto, beleza natural e excelência que a hospedagem proporciona.

Também entre os destaques no portfólio de Bruno, está o restaurante japonês Ryo Gastronomia, de São Paulo, que obteve duas estrelas Michelin em 2020. A casa, que recebe apenas oito clientes por vez, preza por proporcionar a vivência da cultura japonesa autêntica na capital paulista. Inspirado por estas raízes, o ensaio produzido por Bomtempo teve foco nas sobremesas japonesas, em especial uma criação do chef Neztor Bertrand, o chocolat egg.

Cursos presenciais e on-line
Além de fotografar, Bruno ministra um programa de treinamento para, para profissionais e amadores, com abordagem teórica e prática. Seu método inclui módulos sobre: mercado da fotografia de gastronomia; criação e referências pré-produção; cenários e foodstyling;
equipamentos e pós-produção.

O curso também possui tópicos que vão além do conhecimento fotográfico, como gestão de carreira, precificação e atendimento ao cliente, áreas que se beneficiam da bagagem que Bruno traz de 14 anos de experiência no mundo corporativo. Para um acompanhamento mais exclusivo dos alunos e alunas, existe, ainda, a modalidade de mentoria.

>> Instagram: @brunobomtempo

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