Fundador do Waze lança livro que conta seu exit de bilhões de dóalares
Cultura

Fundador do Waze lança livro que conta seu exit de bilhões de dóalares

Uri Levine revela na obra momentos extremos na jornada da startup vendida ao Google e o método que virou referência mundial para empresários e profissionais de tecnologia

Desde que cofundou e depois vendeu Waze e Moovit, startups responsáveis por revolucionarem o trânsito nas cidades, Uri Levine passou a dar verdadeiras aulas sobre empreendedorismo em palestras e conferências em todos os continentes, com passagens também pelo Brasil. Agora, os ensinamentos do israelense chegam na forma de livro com a publicação de Apaixone-se pelo problema, não pela solução, pela Citadel Grupo Editorial.

O título é quase como um mantra do especialista em startups, que após ter atingido a marca da maior venda de um aplicativo até aquele momento, em 2013, não parou mais. “Adoro construir empresas que mudam a vida das pessoas para melhor, e quase sempre meu ponto de partida é o problema. Se ele é grande e vale a pena resolvê-lo, então na minha cabeça já aparece uma empresa interessante e uma jornada que vale a pena trilhar”, comenta.

Organizado a partir dos principais componentes da criação de uma startup de sucesso, o livro detalha o método adotado por Levine em todos os empreendimentos que inicia. A partir o gatilho para a criação de uma startup – um problema a ser resolvido –, e uma breve perspectiva de mercado sobre exemplos bens sucedidos, são apresentadas as fases do ciclo de vida de uma startup, incluindo pessoas, financiamento, investidores e usuários.

Dentro do ramo de alta tecnologia há 30 anos, o autor afirma que criar uma startup implica uma jornada de fracassos, com tentativas e erros contínuos em cada uma das fases. Por isso, para maximizar a probabilidade de sucesso, as decisões devem ser rápidas. Via de regra, explica, estes ajustes ocorrem no início da empresa: a fase de adequação do produto ao mercado, para depois se determinar o modelo de negócio e, então, traçar um caminho de crescimento.

Em cada uma das partes, o elemento mais relevante é a rapidez da recuperação,
e, para isso, comece fracassando rápido.
Com que rapidez consegue se levantar para empreitar a próxima ideia/conceito/tese?
Empreendedores que incorporam esse método de fracasso
rápido maximizam as próprias chances de sucesso.

(Apaixone-se pelo problema, não pela solução, pg. 60)

Nomeado um dos cem visionários pela Genius 100 Foundation, Levine ensina empreendedores, profissionais de alta tecnologia e empresários a criar startups com uma taxa de sucesso mais elevada. O que não deixa de ser também uma intensa lição de altruísmo e perseverança para todos aqueles que gostam de se desafiar, fazer o bem e fazer bem. Pensar diferente e mudar o mundo, é isto que propõe em Apaixone-se pelo problema, não pela solução.

Ficha técnica
Livro: Apaixone-se pelo problema, não pela solução
Autor: Uri Levine
Prefaciador: Steve Wozniak
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-6550472429
Páginas: 448
Preço: R$ 76,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre o Autor: Uri Levine é um empreendedor israelense reconhecido por ter criado dois unicórnios: Waze e Moovit. Atualmente, um dos seus principais objetivos é criar startups que solucionem problemas para grandes públicos como FairFly, Refundit, GCNhub, entre outras, ao mesmo tempo em que ensina esse passo-a-passo a novos empreendedores através do livro, palestras e workshops.

Redes sociais do autor: Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin | Site

Sobre a editora: Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor.

Redes sociais da editora: Site | Instagram | Facebook | YouTube