Galeria Mundo Vivo publica edital para ocupação do espaço
Cultura

Galeria Mundo Vivo publica edital para ocupação do espaço

Galeria Mundo Vivo publica edital para ocupação do espaço

Chamada pública prioriza novos artistas e pretende levar ao Plano Piloto a arte das Regiões Administrativas do DF. As inscrições são gratuitas e ocorrem de 2 a 22 de maio. 

A curadoria da Galeria Mundo Vivo seleciona, em maio, os cinco artistas visuais do Distrito Federal que farão a ocupação do espaço cultural, de junho de 2022 a março de 2023. Os trabalhos serão selecionados nas áreas de fotografia, artes visuais, artes gráficas, gravura, escultura e serigrafia, para exposições com duração de dois meses. A prioridade é ocupar o espaço com novos talentos do DF.

“Queremos criar um intercâmbio e utilizar esse espaço cultural conceituado e muito bem localizado, próximo à natureza, para divulgar trabalhos de artistas de outras Regiões Administrativas e criar oportunidades para que novos talentos possam entrar no mercado das artes”, disse Lucas Neder, diretor e curador da Galeria Mundo Vivo.

Os artistas selecionados serão contemplados com um auxílio financeiro. Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no site até dia 22 de maio. O resultado será divulgado no dia 30 de maio nas redes sociais da Galeria Mundo Vivo.

Apresentações musicais

Além de valorizar a cena cultural local na seleção dos expositores, a Mundo Vivo realiza, a cada exposição, shows com bandas e músicos do DF. As apresentações são abertas e gratuitas e promovem, ao mesmo tempo, a criação de plateia e o fluxo de visitantes para as mostras de arte, movimentando a cadeia produtiva artística com geração de trabalho e renda.

“Conectaremos estudantes das escolas públicas e pessoas atendidas por instituições de caráter social com os expositores, estabelecendo visita guiada e realização de oficinas. Esse contato mais estreito com os artistas sensibiliza muito na formação de público e pode despertar novos talentos, democratizando ainda mais o acesso à cultura”, explica Neder.

A acessibilidade cultural será estimulada para portadores de deficiências visuais e auditivas através de site acessível em Libras, com integração ao aplicativo V-Libras, transcrição em Braille do release do artista e audiodescrição vinculada às obras expostas e às peças de divulgação.

A manutenção do espaço cultural Galeria Mundo Vivo é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF. O projeto de ocupação 2022/2023 recebe apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, através de sua Subsecretaria de Fomento e Incentivo Cultural, e da Secretaria da Educação. A elaboração, gestão e assessoria de imprensa do projeto são da Agenda Cultural Brasília.

Mundo Vivo Multisensorial

A Galeria Mundo Vivo iniciou suas atividades em abril de 2017, com a proposta de reunir em um mesmo espaço diversas manifestações artísticas e proporcionar uma experiência multissensorial aos seus visitantes. O espaço, localizado ao lado do Parque Olhos D’água, tem amplo jardim na área externa onde se realizam os shows e se desfruta da exposição permanente de esculturas, elaboradas para o local pelo artista plástico Ricardo Stumm, e dos bancos de madeira confeccionados por Delor Martins a partir de descartes de arborização urbana.O palco da Galeria Mundo Vivo recebeu, ao longo dos últimos quatro anos, mais de 200 grandes músicos locais de destaque, como Kiko Peres (ex-Natiruts), Nanã Matos (The Voice), Oswaldo Amorim, Clara Teles, DJ OPs, Pedro Vasconcelos, Manassés de Souza, e até mesmo artistas internacionais, como Keiko Yoshimura (Japão), que se apresentou ao lado de Alberto Salgado, Christylez Bacon (EUA), que se apresentou com Pablo Fagundes, e Michael Tracy (EUA), entre outros.

O que: Chamada pública para ocupação da Galeria Mundo Vivo. Inscrições GratuitasQuando: de 1º a 20 de maio

Cronograma de Realização: Primeira exposição: Junho e Julho/22 ; Segunda exposição: Agosto e Setembro/22; Terceira exposição: Outubro e Novembro/22; Quarta exposição: Dezembro e Janeiro/23; Quinta exposição: Fevereiro e Março/23.

Formulário de inscrição: https://tinyurl.com/5ykjk3zwSite: www.agendaculturalbrasilia.art.br/galeriamundovivoAcessibilidade: uso de V-Libras, transcrição em Braille do release do artista e audiodescrição nas ações de divulgação