HUB de negócios, educação, lazer, saúde, serviços e compras vai movimentar região leste de Goiânia

HUB de negócios, educação, lazer, saúde, serviços e compras vai movimentar região leste de Goiânia

HUB de negócios, educação, lazer, saúde, serviços e compras vai movimentar região leste de Goiânia

Já em obras, hub humano do condomínio Plateau D’or, que será construído em área externa com 185 mil m², atenderá aproximadamente 230 mil pessoas da região com novos serviços. Escola Canadense Maple Bear é a primeira a abrir as portas no espaço, com inauguração prevista para fevereiro de 2022

Cerca de 104 milhões de brasileiros saem de suas casas diariamente com destino ao local de trabalho, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) do terceiro trimestre de 2017. O trajeto, na maioria das vezes desconfortável, é também longo e congestionado. Pesquisa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), realizada em 2019, aponta que o goianiense está insatisfeito com o trânsito. Os entrevistados foram questionados sobre qual nota daria à mobilidade urbana. De 0 a 10, a nota média foi de 3,97.

Goiânia é a terceira capital do país com mais veículos, em relação à população. Segundo pesquisa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do IBGE, divulgadas em setembro, com 1.230.339 emplacamentos ao todo, a capital possui 80 veículos para cada 100 habitantes em 2021 e fica atrás somente de Belo Horizonte (MG), com 91, e Curitiba (PR), com 83,6 carros. A média nacional, incluindo todas as cidades, é de 51 veículos a cada 100 brasileiros. A capital goiana já chegou a ficar em primeiro lugar na mesma pesquisa em 2016, quando apresentou 75 veículos por 100 moradores.

HUB de negócios, educação, lazer, saúde, serviços e compras vai movimentar região leste de Goiânia
HUB de negócios, educação, lazer, saúde, serviços e compras vai movimentar região leste de Goiânia

Além do trânsito pesado e alto custo econômico, como o gasto com combustível e manutenção do veículo, deslocamentos extensos são responsáveis por restringir a disponibilidade de tempo para lazer, exercícios físicos, atividades criativas e convívio familiar. Todas estas atividades exercem, potencialmente, algum efeito sobre o bem-estar subjetivo dessas pessoas.

Principalmente por isso, um novo modelo de condomínio com ampla rede de serviços oferecidos à população de toda circunvizinhança está sendo implantado na região leste da cidade, nas imediações da GO-020, contando com um hub humano que vai movimentar a região gerando empregos e facilitando a vida dos futuros moradores, mas também de toda a comunidade próxima.

O espaço, ainda em construção, mas com previsão de entrega para 2023, facilitará e trará grande comodidade para os moradores da região, já que está localizado na entrada do condomínio Plateau d’Or, empreendimento do Grupo Toctao, e proporcionará economia de deslocamento, já que terá oferta de diversas atividades.

A área de 185 mil metros quadrados será dividida em 10 quadras dedicadas exclusivamente à implantação de redes de serviços como saúde, serviços, comércio, cultura e educação, que devem atender toda área cortada pelos bairros do entorno, com concentração de aproximadamente 230 mil pessoas.

Primeira inauguração

Apesar da previsão de conclusão para a obra ser em 2023, já no início de 2022 – em fevereiro, o Hub Humano já terá uma novidade. Trata-se da inauguração de uma unidade da Escola Canadense Maple Bear, que já está com matrículas abertas para o próximo ano letivo na nova unidade. Inicialmente, o colégio atenderá apenas a educação infantil, no entanto, segundo a diretora da instituição, Mônica Siqueira, a estrutura do prédio comportará, em um futuro próximo, além do ensino infantil, estudantes do ensino fundamental I e II.

Além de facilitar o acesso à educação bilíngue para os moradores da região, a instalação da instituição de ensino vai gerar empregos e renda. “Esta será a sexta unidade da Maple Bear na região metropolitana de Goiânia e chega para somar à nossa história, que já tem mais de 10 anos formando mentes bilíngues. Abriremos a unidade já com 70 funcionários”, diz Mônica Siqueira, diretora geral da escola.

A proposta do projeto Plateau d’Or é que a criança possa sair de dentro de sua casa, no condomínio, e chegar à escola a pé, sem atravessar uma rua. A centralidade funcionará como um espaço de soluções para os moradores do local, bem como de toda a região dos condomínios localizados nas imediações da GO-020, na região leste da capital goiana. De acordo com um dos responsáveis pela comercialização do Hub, Alaor Santos, gerente da ABL Prime, o modelo escolhido para atender as empresas que serão instaladas no local será o BTS – Built To Suit – que em tradução livre, significa “construído para servir”.

Alaor explica que o estudo da implantação partiu do conceito de atender à demanda dos condomínios, que por sua concepção, se localizam fora do contexto de rede de serviços, uma das premissas do conceito do Plateau d’Or. Para atender à população ele explica que “o open mall foi estrategicamente posicionado entre as duas portarias dos residenciais como a principal centralidade do Hub, integrando educação infantil, ensino médio, saúde, serviço automotivo e condomínios empresariais”.

Para a educadora e empreendedora Mônica Siqueira, a centralidade de serviços extrapola em benefícios para toda a população da cidade. “Para a economia goiana, o hub humano é muito importante. Há muita oportunidade para prover centros de excelência na prestação de serviços que sejam competitivos com praças muito mais desenvolvidas como, por exemplo, em Porto Alegre, São Paulo e Brasília, ao centralizarmos em um mall produtos e serviços de primeira linha ao lado de uma escola que forma não só alunos, mas cidadãos globais. Isso traz uma série de vantagens para a economia goiana e para a nossa gente”, finaliza.

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Vestidos da Palestina são reconhecidos pela Unesco

Leia a seguir

Católica de Brasília oferece bolsas de 100% para cursos de licenciatura

janeiro 20, 2022