Bsb Flash

II BiblioFest: eventos literários, bate-papos e oficinas culturais gratuitos compõem programação virtual de 10 dias

Grandes talentos da literatura, ilustradores, artistas, pesquisadores e estudiosos brasileiros já confirmaram suas participações na II BiblioFest, que promoverá, entre 7 e 16 de maio, encontros online com bate-papos de alto nível e oficinas contemplando diferentes linguagens culturais. Sob o tema “Bibliotecas e Agenda 2030: rumo à inclusão social”, a programação está estruturada a partir dos ideais presentes nas 17 diretrizes de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

De acordo com Luciana Oliveira, presidente da Associação de Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF), entidade idealizadora do evento, o Bibliofest traz a consolidação de um trabalho iniciado pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), quando lançou a publicação integrando as Bibliotecas às ações da Agenda 2030 da ONU. “Essa publicação foi traduzida pela Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab) e é intensamente divulgada e promovida entre as Bibliotecas do Brasil, que acreditamos serem agentes essenciais na promoção da Agenda 2030.”

PROGRAMAÇÃO

Os bate-papos literários são pontos fortes do II BiblioFest e receberão grandes autores, como Milton Hatoum, considerado um dos grandes escritores brasileiros da atualidade, tradutor e professor de literatura nas Universidades Federal do Amazonas (UFAM) e da Califórnia, em Berkley (EUA); Maria Valéria Rezende, autora do romance literário “Cartas à rainha louca”, obra vencedora do Prêmio Jabuti 2020, que dá voz à uma mulher do Século XVIII processada pela Coroa portuguesa; e a  escritora Kiusam de Oliveira, autora de um dos dez livros apontados pela ONU como mais importantes do mundo na área direitos humanos.

A escritora e especialista em biodiversidade Nurit Bensusan, pesquisadora do Instituto Socioambiental, conversará sobre Desenvolvimento Sustentável e a temática antirracista estará abordada em encontros especiais, em oficinas e nos bate-papos com o ilustrador Marcelo D’Salete, professor, desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos, autor do álbum Noite Luz, lançado no Brasil e na Argentina; e o ilustrador e quadrinista Jefferson Costa, ganhador do Prêmio Jabuti de 2019, que produziu com o roteirista Rafael Calça a graphic novel Jeremias – Pele, apresentando o primeiro personagem negro da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa.

“A formação do elenco de escritores, escritoras e demais personalidades convidadas para o II Bibliofest buscou promover o incentivo à leitura a partir de profissionais que tenham abordado, em suas obras, tópicos ligados à diversidade, ao combate às desigualdades e, também, ao desenvolvimento sustentável”, explicou Raphael Cavalcante, coordenador de curadoria do II BiblioFest.

OFICINAS

Entre as 15 oficinas que serão oferecidas na programação do BiblioFest, cinco são voltados ao público infantil, e serão ministradas por grandes nomes do cenário cultural como o ilustrador Jô Oliveira; Chico Simões, criador da trupe Mamulengo Presepada; e os grupos Patubatê e Panderolê com oficinas musicais, e Racumim Racutia. Para as crianças, a programação traz também sessões de contação de histórias.

Já para o público adulto, as dez oficinas trazem temas focados nos ideais de inclusão social e sustentabilidade, previstos na Agenda 2030 da ONU. Entre os tópicos abordados, estão “Representatividade negra na literatura brasileira”, ministrada por Gláucia Vaz; Biblioterapia – técnica que utiliza a leitura no tratamento de distúrbios nervosos -, com Cris Seixas; Decolonialidade e Antirracismo na Biblioteconomia, com Ueliton dos Santos Alves e Andréia Sousa da Silva; formação de cineclubes online, com Ana Arruda, além de temas direcionados a novos leitores e a profissionais de tecnologia da informação e bibliotecários.

O BiblioFest conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF e apoio da Biblioteca Nacional de Brasília e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

SERVIÇO
II BiblioFest, evento online, gratuito
De 07 a 16 de maio de 2021, das 9h às 20h
Local: canal da ABDF no YouTube – https://www.youtube.com/c/ABDFHoje

Inscrições e programação completa: http://abdf.org.br/bibliofest | As inscrições para as oficinas (50 vagas para cada) podem ser feitas dois dias antes de cada oficina

Realização: Associação de Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal
Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do DF

Apoios: Biblioteca Nacional de Brasília e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

%d blogueiros gostam disto: