Instituto Baccarelli comemora 25 anos transformando vidas por meio da música com realização de concerto especial

No dia 10 de outubro, o Instituto Baccarelli, uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil, celebra seus 25 anos como agente de transformação social por meio da arte. Com um trabalho de êxito realizado na comunidade de Heliópolis, a maior favela de São Paulo, a instituição comemora o seu jubileu de prata em um momento de amadurecimento da instituição e de suas atividades.

Para festejar esse momento, um concerto especial na Temporada 2021, no Auditório Ibirapuera, irá reunir no palco a Orquestra Sinfônica Heliópolis e seu diretor artístico e maestro titular, Isaac Karabtchevsky – que se manteve afastado das atividades por 18 meses devido à pandemia.

Na primeira parte do evento, Karabtchevsky irá conduzir um repertório erudito emocionante, com a orquestra levando ao palco interpretações de Antônio Carlos Gomes, Bizet, Ravel e Stravinsky.

Na sequência, com a curadoria e participação de Wilson Simoninha, músico e produtor que já virou parceiro da organização, assinando a série “Heliópolis & Simoninha Convidam”, Edilson Ventureli, diretor executivo do instituto e regente adjunto da OSH, sobe ao palco com os convidados Criolo, Mariana Rios e Claudio Zoli para cantar junto da orquestra – uma mistura de estilos que já virou marca dos grupos artísticos do Instituto Baccarelli.

O Coral Heliópolis também fará uma participação especial, representando as centenas de alunos de todos os programas de ensino musical que acontecem na comunidade.

Ainda como parte do evento, o Instituto Baccarelli lançará uma nova logomarca que marcará a comemoração dos 25 anos e representará um novo momento da organização, que tem se lançado a novos desafios e vem ampliando os horizontes de sua atuação.

História

O que começou com o desejo de um homem, Silvio Baccarelli, em fazer a diferença, se tornou uma construção coletiva de todos aqueles que acreditam que uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos é possível. Mais do que acreditar no poder de transformação da arte e da cultura, o instituto contribui para a formação integral do ser humano utilizando a música como uma ferramenta para que crianças e jovens possam nutrir todos os seus sonhos, identificando seus potenciais e poder de criação e realização.

São longos 25 anos de atuação, mas a trajetória do Instituto Baccarelli está apenas começando e já é possível sentir os ventos da mudança que direcionam os olhares para um futuro com muitas transformações.

Sobre o Instituto Baccarelli – O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: cultural, educacional e social. Além disso, formou a primeira orquestra do mundo em uma favela, quebrando diversas barreiras. Com direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky, a instituição oferece todas as atividades gratuitamente e tem sua sede na comunidade de Heliópolis, onde atua há 24 anos como agente de transformação social por meio da arte. Mais do que dar acesso ao ensino musical, o instituto mostra um futuro com mais perspectivas àqueles que, pela desigualdade, são colocados à margem da sociedade. Para mais informações, acesse:  www.institutobaccarelli.org.br

SERVIÇO

Evento online: Temporada 2021 – Orquestra Sinfônica Heliópolis

Local de gravação: Auditório Ibirapuera – Transmissão ao vivo

Inscrições para acesso à transmissão: https://www.institutobaccarelli.org.br/inscricao-eventos

Data: 10 de outubro de 2021 – domingo

Horário: às 17h

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Dia das Crianças no DF Plaza shopping

Leia a seguir

Laura Zandonadi lança EP com releituras de Caetano Veloso, Djavan e Novos Baianos

outubro 16, 2021