Venâncio Shopping dedica evento à saúde mental
O Venâncio Shopping aderiu à campanha Janeiro Branco e movimentou o mall com a Semana de Conscientização da Saúde Emocional. Durante o evento, uma programação especial dedicada aos temas da saúde mental e da prevenção do adoecimento emocional da humanidade. “O evento teve uma ótima adesão. Recebemos elogios e agradecimentos de vários clientes. Muitas pessoas querem falar sobre saúde mental e, às vezes, não sabem por onde começar. Penso que ajudamos a esclarecer muitas questões. Assim como já fazemos com o Outubro Rosa, o Janeiro Branco será uma pauta presente em nosso calendário“, disse Ana Lúcia Rodrigues, gerente de marketing.
Idealizado em parceria com Manoela Serra, palestrante, estudante de psicanálise, organizadora de eventos sobre Saúde Mental e autora do livro “Diário Bipolar”, baseado em sua experiência, o evento contou com palestras, bate-papos, apresentações e até aconselhamento emocional individual. “Meu objetivo é desmistificar os Transtornos Mentais e diminuir a marginalização dos portadores das doenças. Meu grande sonho é que as pessoas possam dizer que têm Bipolaridade e não serem julgadas e criticadas pela sociedade“, afirmou Manoela.
Objetivos
O Janeiro Branco baseia-se em cinco objetivos principais: fazer do primeiro mês do ano o marco temporal estratégico para que as pessoas e instituições sociais reflitam e efetivem ações em prol do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e instituições; chamar a atenção para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional na vida das pessoas; aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito da sua vida e do quanto investem em sua Saúde Mental e Emocional; atrair a atenção das mídias para a questão e contribuir para a construção, fortalecimento e disseminação de uma “Cultura da Saúde Mental”. Somos um lugar conectado com as pessoas e tudo o que possa promover, bem estar, saúde e desenvolvimento;
Depressão crescente
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) dão conta de que, até 2020, a depressão será o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo. No Brasil, cerca de 5,8% da população tem a doença, o que faz do país o campeão de casos na América Latina. Dentre os sintomas mais básicos estão a tristeza sem relação com a vida pessoal, sentimento de culpa, perda de energia, alteração do sono e do apetite, entre outros. “A saúde emocional é tão importante para o funcionamento do corpo e da mente que o desequilíbrio de suas funções pode levar a diversas doenças”, aponta Manoela.
Serviço:
Venâncio Shopping
Mais informações: (61) 2308-2000
Facebook e Instagram: @venancioshopping