Bsb Flash

Janeiro Branco em tempos de Pandemia

Janeiro Branco em tempos de Pandemia

Especialista dá dicas de como melhorar a saúde mental em 2021 e alerta sobre aumento de doenças como depressão e transtornos de ansiedade

Estamos passando por um início de ano diferente, mas apesar das dificuldades enfrentadas com a Pandemia do Covid-19, não podemos perder as esperanças. O primeiro mês do ano traz uma campanha muito importante, principalmente neste momento: o Janeiro Branco. A campanha discute a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida.

Atualmente, os transtornos mentais são a terceira maior causa de afastamento no trabalho, gerando a solicitação de 43,3 mil auxílios-doença de acordo com o último levantamento da Secretaria da Previdência feito em 2017. “O mês da prevenção e cuidado da saúde mental no Brasil, deve seguir como um alerta para as pessoas ficarem mais atentas não apenas com doenças como depressão e transtornos de ansiedade, mas também com as síndromes de Burnout e Boreout”, explica o psicólogo Damião Silva.

Para quem não sabe, a Síndrome de Burnout, (ou Síndrome do Esgotamento Nervoso) combina sintomas como falta de motivação, sensação de esgotamento físico e mental, vontade de se isolar, irritabilidade, pessimismo, dificuldade de concentração, ansiedade, dores de cabeça e nas costas, fraqueza, mudanças bruscas de humor, insônia e lapsos de memória.

Sabemos que o estresse faz parte da vida de todos nós, principalmente devido ao excesso de atividades que exercemos. Entretanto, é importante estar atento quando esse estresse se torna nocivo e insalubre. “Todo profissional conhece alguém da área que já abandonou a profissão, ou que até mesmo precisou se afastar de suas atribuições por estar à beira de um colapso. Porém muitas pessoas reconhecem esses sintomas, mas se tornam relutantes em procurar ajuda por considerar que se sentir de determinada forma é inerente ao status de sua ocupação”, relata o psicólogo.

Outra síndrome citada pelo especialista e que pouco se fala é a Boreout. “Essa síndrome é caracterizada com pessoas que se sentem entediadas o tempo todo no ambiente corporativo, ou seja, não gostam do trabalho e se sentem no lugar errado”, explica Damião. Ainda segundo ele, com a Pandemia mais pessoas começaram a ter essa sensação. “Algumas pessoas estão repensando suas carreiras e trajetórias profissional, a partir do excesso de home office. O fato não gostar do trabalho, faz as pessoas ficarem doentes com depressão, ansiedade, baixa estima, exatamente por não gostarem do que estão fazendo”, complementou o especialista.

O Janeiro Branco nos traz também como alerta importante a Psicofobia, preconceito contra as pessoas que apresentam transtornos e/ou deficiências mentais. Muita gente não sabe, mas o Ministério da Saúde e a Comissão de Direitos Humanos passou a considerar crime pela PLS 74/2012. A Psicofobia pode levar de 2 a 4 anos de cadeia, se for negligenciado um tratamento adequado para a pessoa transtornada, ou se um indivíduo causar sofrimento a um transtornado. Além disso, se um chefe ou diretor negar acessos “normais” a estudos, trabalho, instituições etc. a um indivíduo com transtorno mental, a pena é de 3 a 6 anos.

Segundo o especialista, são considerados tipos de agressões frases como:

  • “Para com isso, que frescura, você é hipocondríaca (o), vê doença em tudo!”
  • “Isto é uma fase, a tristeza vai embora e passa, não fica assim”
  • “Vai trabalhar você está fazendo corpo mole!”

Dicas para melhorar a saúde mental em 2021!

Para finalizar, o psicólogo Damião Silva separou algumas dicas para melhorar a saúde mental neste ano que se inicia:

  • Priorize o sono, tenha um sono de qualidade. Busque sempre dormir no mesmo horário e não leve celular para cama;
  • Pratique atividades físicas sempre que possível;
  • Cuide bem da alimentação, busque alimentos saudáveis;
  • Mantenha pessoas que gostam de você por perto e elimine pessoas tóxicas que te fazem mal;
  • Tenha momentos especiais consigo próprio; faça coisas que goste;
  • Procure novos hobbies;
  • Conheça a si mesmo, faça terapia;
  • Ajude o próximo e seja generoso.

A partir de 11 de janeiro, o especialista fará LIVES em seu Instagram (@danpsicólogo) com convidados especiais falando sobre temas relacionados ao Janeiro Branco.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Personal trainer de Brasília se destaca durante a pandemia com o método Tríade ´Corpo, mente e espírito´

Todo início de ano temos como meta prioritária fazer alguma atividade física. É emergencial e para algumas pessoas se torna algo obrigatório devido recomendações médicas.

II Bibliofest oferece oficinas culturais gratuitas

Evento da ABDF vai debater a Agenda 2030 da ONU/IFLA em bate-papos literários e oficinas para todas as idades.  Linguagens culturais diversificadas e inspiradas nos

Café com Lupi

Brizola Neto é o convidado do Café com Lupi deste sábado

Coordenador de Trabalho e Renda da Prefeitura de Niterói, o ex-deputado federal e ex-ministro do Trabalho Brizola Neto é um dos convidados do Café com

ABI Saúde faz live sobre vacinas, fake news e imprensa

ABI Saúde faz live sobre vacinas, fake news e imprensa

Diretora de Assistência Social da ABI, Rosayne Macedo vai apresentar e mediar live sobre vacina, fake news e imprensa, nesta sexta (dia 23 de abril),

%d blogueiros gostam disto: