Bsb Flash

Japão e Brasil debatem Inteligência Artificial em webinário

A Embaixada do Japão no Brasil, em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realiza nesta terça-feira (2/3) um webinário sobre o potencial da tecnologia da Inteligência Artificial (IA) no mundo afetado pela Covid-19. O evento é aberto ao público e será transmitido pelo canal do MCTI no YouYube, a partir de 20h.

As mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus restringiram o contato direto entre pessoas, intensificando a dependência da automação e outras tecnologias que utilizam a IA, e que agora passam por um acelerado processo de implementação e aperfeiçoamento.

Em especial, diversas análises e simulações produzidas por meio da IA têm sido utilizadas para a definição de medidas contra o novo coronavírus, demonstrando como essa tecnologia será indispensável na sociedade futura.

Este é o cenário que motivou a promoção de um debate online entre especialistas do Brasil e do Japão, países com cenários distintos e que podem se auxiliar na busca de soluções para os problemas enfrentados neste momento de crise. O tema será abordado pelo Prof. Yutaka Matsuo, da Universidade de Tóquio, e pelo pesquisador Norberto Alves Ferreira, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

As apresentações serão em português e em japonês, com tradução simultânea para os dois idiomas.

Webinário sobre Inteligência Artificial (IA)

Quando: terça-feira (2/3), a partir de 20h

Transmissão ao vivo pelo canal do MCTI no YouTube: youtube.com/mctic/live

Sobre os convidados

Yutaka Matsuo

Professor da Escola de Engenharia da Universidade de Tóquio, Matsuo completou o doutorado na mesma instituição, e tem passagem como pesquisador na Universidade de Stanford. Ele é presidente da Associação Japonesa de Deep Learning (JDLA), integra a diretoria do grupo empresarial Soft Bank e colabora com o Governo do Japão para a adoção da Inteligência Artificial (IA) a serviço da sociedade.

Entre suas áreas atuais de pesquisa estão a extração inteligente de redes sociais da web; o desenvolvimento de modelos baseados em informações de localização de usuários; e a análise de mídias sociais para o estudo de características da comunidade e previsão de comportamentos.

Norberto Alves Ferreira

Pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) desde 1993, Ferreira se dedicou ao desenvolvimento de novos sistemas e soluções para os sistemas públicos de telefonia do Brasil e para as tecnologias alternativas de acessibilidade para pessoas surdas. Ele liderou projetos de desenvolvimento de tecnologias de texto-voz, reconhecimento automático de fala e reconhecimento biométrico de voz.

Atualmente, ele é o gestor de Soluções Sistêmicas de IoT e IA no CPqD, e é encarregado da coordenação dos projetos que envolvem o desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas (IoT) e de uso tecnológico de Inteligência Artificial (AI) por meio do aprendizado de máquina, visão computacional e processamento de linguagem natural.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Ravenna promove SPA Indoor com programação especial

Ravenna promove SPA Indoor com programação especial

De 26 a 29 de abril, SPA terá quatro aulas com o Mestre em Psicologia Helder Kamei, especializado em Psicologia Positiva De 26 a 29 de abril,

Grano & Oliva cria combo para o aniversário de Brasília

A capital do país celebra 61 anos no dia 21 de abril. Para festejar a aniversariante do mês, a Grano & Oliva Pizzeria criou um

Casamentos continuam a acontecer, apesar da pandemia

Quarenta por cento dos casamentos realizados pela juíza Maria Victoria Riera, no 5°Registro Civil das Pessoas Naturais, em Botafogo, são de casais com renda inferior

Homenagem ao aniversariante Getúlio Vargas

Ex- presidente da Juventude Socialista do PDT, vice-presidente da Fundação Leonel Brizola e porta-voz do Rio Boa Praça, o cientista político Everton Gomes fará homenagens,

%d blogueiros gostam disto: