GDF

Jardim Botânico debate regularização e urbanização

Comunidade e entidades governamentais e de classe se reuniram em 27 e 28 de maio para o 1º Workshop de Urbanização e 2º Workshop da Regularização do Jardim Botânico.

Ação conjunta do Movimento Comunitário do Jardim Botânico e da Administração Regional do Jardim Botânico, a iniciativa contou com a participação de representantes do Ibram e da Seduh, Terracap, Novacap, Adasa, Anoreg, Casa Civil, Secretaria de cidades, Câmara Legislativa do Distrito Federal e OAB-DF.

Quando dialogamos com a comunidade, temos a oportunidade de estar perto dos problemas. E, juntos buscarmos as melhores soluções. Todos os Órgãos e Secretarias que estiveram presentes no Workshop estavam preparados para atender a todos.

Nosso Governador desde o início tem ressaltado a importância de atender a comunidade e toda a equipe tem cumprido isto”, disse João Carlos Lóssio, administrador do Jardim Botânico.

Representando a OAB- DF, Ramiro Freitas de Alencar Barroso, presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Regularização Fundiária da OAB/DF, afirmou que “os representantes da comissão de Direito Urbanístico e Regularização Fundiária tiveram a oportunidade de escutar os principais problemas enfrentados pela comunidade do Jardim Botânico e entender obstáculos normativos e burocráticos que tem atravancado nos processos de regularização daquela importante região.

As impressões dos membros que estiveram no encontro serão levadas aos demais componentes da comissão para substanciar os estudos e pareceres que já estão em andamento, sobre os temas relacionados.”

Realizado no salão de eventos da Paróquia Santa Clara e São Francisco, no Jardim Botânico 3, o evento teve espaço para debates, esclarecimentos, orientações, palestras e participação comunitária nos processos de regularização e urbanização.

No 1º Workshop de Urbanização do Jardim Botânico, o objetivo foi ciar a oportunidade para a comunidade do Jardim Botânico analisar e catalogar as prioridades de urbanização do bairro, principalmente no campo da educação, saúde, segurança, mobilidade, ações ambientais e de sustentabilidade. Também foram debatidos a conjuntura de novos setores habitacionais e áreas propostas para o Jardim Botânico e regiões vizinhas, analisando os impactos urbanos e sociais, e o planejamento comunitário para o Plano Plurianual do Jardim Botânico (PPA 2019 – 2023).

            Já no 2º Workshop de Regularização do Jardim Botânico, voltado para os condomínios que estão em processo de regularização, em áreas públicas e particulares, a proposta foi aprimorar o nível de informação dos síndicos e comissões de regularização da região, estreitando laços institucionais com os atuais servidores técnicos responsáveis pelos processos de regularização junto ao GDF.

Sair da versão mobile