A escritora Hulda Rode lançou uma campanha para publicar autobiografa que narra a jornada de emagrecimento, as experiências de combate à obesidade e os impactos sociais, psicológicos e econômicos que o excesso de peso acarreta.

Metamorfose da vida: vencendo a obesidade, esse é o título do próximo livro a ser publicado pela jornalista e escritora Hulda Rode. Trata-se de uma autobiografia em que conta toda a jornada de emagrecimento.

São crônicas narradas no tempo psicológico e cronológico de uma menina que venceu a obesidade, em uma época onde o assunto ainda era um tabu. Altos e baixos fazem parte da trajetória de enfrentamento e de luta pela vida. Relatos da intimidade que servirão de lição para pessoas que estão acima do peso possam sair da condição de vítima a agente transformador. A obesidade é uma doença que impacta a saúde e a vida social, mas diante dos desafios impostos não impediram com que a jornalista pudesse buscar opções terapêuticas que garantissem qualidade de vida.

Metamorfose da vida: vencendo a obesidade é uma publicação que nos traz o questionamento sobre o que você faria se tivesse a oportunidade de renascer em uma mesma vida? Vamos falar sobre vida, sobre resiliência e sobre mudança.

“O motivo pelo qual escolhi esse título são as lagartas e as borboletas, pois a minha história de vida é muito parecida com os estágios pelo qual uma lagarta se passa até se tornar em uma linda borboleta. A nossa vida é uma metamorfose. Estamos em constante estado de transformação, e esse livro tem esse propósito: de inspirar pessoas a mudar”, explica Hulda Rode.

Financiamento coletivo

O objetivo da campanha por meio de financiamento coletivo é que ela tem um custo total de R$ 25 mil reais, e inclui gastos com diagramação e projeto gráfico, revisão, impressão, fretes e tradução para o inglês. Além disso, a obra será publicada em dois idiomas: português e inglês. A distribuição será no Brasil, e em continentes como: Américas, Europa e Ásia.

“Esse livro é resultado de um sonho, de todo o meu esforço nessa jornada de emagrecimento que completa 10 anos, porém, mas esse sonho tem um custo para a sua produção. Escolhi o caminho por meio do financiamento coletivo, pois tenho expectativa de conseguir o apoio da nossa comunidade para tornar esse objetivo em realidade”.

A campanha acontece por meio do portal Vakinha e haverá ações de recompensa para quem apoiar o projeto como descontos e também aquisição do livro.

A obra está prevista para ser lançada no dia 23 de março de 2020 em Brasília, data em que Hulda Rode completará dez anos que venceu a obesidade.

Sinopse do livro

Metamorfose da vida: vencendo a obesidade é uma autobiografia. Trata-se da história da minha vida. De um sonho que se tornou realidade. De alguém que cruzou a linha de chegada em sua jornada de emagrecimento. Na infância, uma rotina de cuidados médicos presentes. Na adolescência e juventude, a vida ganha um novo capítulo: a obesidade.

Mais do que um problema na balança, trata-se de uma epidemia global. Uma doença que traz complicações à saúde do indivíduo e a tudo aquilo que lhe cerca. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, 55% da população brasileira adulta tem excesso de peso e nos últimos 35 anos, o número de obesos mais do que dobrou entre as mulheres e quase quintuplicou entre os homens. A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões de obesos.

Esse problema de saúde pública é tripartite, e as redes de cuidados envolvem Estado, sociedade e família. Com o avanço da Medicina, há diversas opções terapêuticas para reduzir o peso e garantir mais qualidade de vida à pessoa obesa. Na saúde pública e suplementar, há iniciativas interessantes na luta contra a obesidade.

Felizmente, por meio destas tecnologias, venci a obesidade. Após as tentativas frustradas nos tratamentos medicamentosos, no ano de 2010 realizei a cirurgia bariátrica pela técnica By Pass Y de Roux, e resultou numa perda de 58 quilos, mas até nos dias de hoje mantenho uma rotina de cuidados e tenho consciência de que as linhas de atenção à saúde serão permanentes e exigem acompanhamento multidisciplinar por toda a minha existência.

Metamorfose da vida: vencendo a obesidade é um livro que apresenta o resultado de todo o meu esforço nessa jornada de emagrecimento, e tem o propósito de revelar ao mundo o meu verdadeiro eu. É também uma publicação no qual compartilho experiências de combate à obesidade, e abordo sobre os impactos sociais, psicológicos e econômicos que esta doença acarreta.

Metamorfose da vida: vencendo a obesidade é recheada de detalhes, surpresas, feridas cicatrizadas, e ainda um relato de esperança e de resiliência, isso porque conto que o processo de perda de peso é árduo, caro, solitário e íntimo. Ao cruzar a linha de chegada, afirmo que todo esse esforço valeu a pena e que cada um pode escolher o roteiro da própria vida.

Sobre a autora

Hulda Rode é uma escritora goiana de 34 anos. Formada em Jornalismo pela UNIP-DF; especialista em Marketing Político (Centro Max Weber de Altos Estudos); Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (Instituto Sírio Libanês) e Formação de Editores de Livros (Casa Educação). Desde o ano de 2012, participa de ações de conscientização sobre pessoas que vivem com doenças raras, e contribui com a imprensa sobre temas ligados a obesidade e a cirurgia bariátrica. Em 2019, lançou o livro Hei de Vencer: a história de José Léda pela Editora HR, em conjunto com a amiga Sandra Mota. Agora em 2020 iniciará o Mestrado em Bioética pela Universidade de Brasília, cuja linha de pesquisa será em Medicina Narrativa.

Hulda Rode também é proprietária da Editora HR, um negócio de impacto social, que é resultado do sonho de uma escritora que acredita na força das palavras para ensinar, informar e mudar o mundo. “A paixão que nos move é o incentivo à leitura e à divulgação de boas histórias. A cadeia do livro leva emoção, sentimentos e, principalmente, educação para a sociedade. Os livros são instrumento para transformação de pessoas e deixam um legado para a humanidade. Quer mudar uma realidade? Abra um livro! Mais AMOR e mais LIVROS por favor!”.

Serviço

Link da Campanha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoie-o-livro-metamorfose-da-vida-vencendo-a-obesidade

Destinatário: Hulda Rode Alves Amaral

CPF: 007.197.891-76

Dados Bancários: Banco Inter | Agência 0001 | Conta Corrente 30552990

Contato: huldarode@gmail.com ou (61) 9.8310-7306

Artigo anteriorProjeto Educar Para a Vida
Próximo artigoKassym-Jomart Tokayev, a um ano no comando do Cazaquistão, já é considerado um líder jamais visto no País
Avatar
A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e escreve em diversos sites como: colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio . Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal,e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.