Jornalista Fabiana Cehyan de Brasília é convidada pelo governo chinês a visitar o país
Colunismo Social

Jornalista Fabiana Cehyan de Brasília é convidada pelo governo chinês a visitar o país

Vice-diretor de publicações em Língua estrangeira da China

Dentre os jornalistas de várias nacionalidades, Fabiana Cehyan, mineira que mora em Brasília, foi uma das convidadas pela embaixada da China, a visitar o país de 23 de julho a 12 de agosto. Na programação, passagem pelas cidades mais importantes da China e seminário em Pequim.

A ideia do governo chinês, que  patrocina o evento, é promover encontros para fomentar a cultura, relações comerciais, econômicas e proporcionar aos participantes um amplo conhecimento sobre a China e seu modelo de crescimento econômico, história, cultura, projetos sustentáveis e mais informações.

Os participantes são de países de língua portuguesa, Brasília tem duas representantes, a jornalista Fabiana Ceyhan do site e impresso www.brasiliainfoco.com e uma jornalista do Correio Braziliense.

O Vice diretor de publicações em língua estrangeira da China Sr. Li Hengtian,  em seu discurso de boas vindas ao grupo, enfatizou as excelentes relações de sólida amizade entre os dois países: “Nos últimos anos, as interações em todos os níveis entre a China e os países de língua portuguesa tornaram-se cada vez mais frequentes.s dois lados aprofundaram a confiança política mútua, aumentaram visitas mútuas de alto nível e fortaleceram cooperações locais. Através das plataformas multilaterais, como Fórum Cinturão e Rota para Cooperação Internacional, Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, bem como visitas mútuas bilaterais de alto nível, a cooperação política e o comércio entre a China e os países de língua portuguesa têm fortalecido.

Por intermédio de uma série de semanas culturais, festivais de arte culturais, fóruns culturais e outras atividades, a comunicação cultural entre a China e os países de língua portuguesa tem-se aprofundado, melhorando ainda mais a compreensão mútua e a cognição social entre os nossos povos.

Cada vez mais países de língua portuguesa consideram a iniciativa “um Cinturão e uma Rota”, proposta pelo Presidente Xi Jinping, como um caminho de cooperação de ganho mútuo entre a China e os países de língua portuguesa, participando ativamente na construção do Cinturão e Rota e compartilhando os resultados de desenvolvimento do Cinturão e Rota. Isso também abriu um novo capítulo para uma maior cooperação entre a China e os países de língua portuguesa.

Neste contexto, saudamos e esperamos estabelecer relações de cooperação amistosa com mais países de língua portuguesa e trabalhar juntos para criar um modelo de cooperação amistosa entre países com diferentes sistemas sociais, diferentes fases de desenvolvimento e diferentes origens culturais.” Concluiu o Chinês, em seu discurso de abertura do Seminário.