Liliane Rocha é reconhecida como LinkedIn Top Voice Orgulho
Beleza

Liliane Rocha é reconhecida como LinkedIn Top Voice Orgulho

Mulher, Negra e LGBT: A influenciadora, CEO e Fundadora da Gestão Kairós, é uma das principais vozes pela valorização da diversidade no Brasil

Neste Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a executiva e especialista em diversidade e sustentabilidade Liliane Rocha, CEO e Fundadora da Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade, que tem uma carreira de mais de 18 anos atuando em prol da inclusão e valorização da diversidade nas empresas, acaba de ser reconhecida como LinkedIn Top Voice Orgulho.

Esse reconhecimento não poderia ter vindo em momento mais oportuno, já que, como mulher, negra e LGBT, Liliane tem atuado para garantir que as empresas, muito além de apenas falarem sobre o tema, contratem profissionais LGBTQIAPN+, e que, principalmente, possam se tornar ambientes seguros e acolhedores para essa parcela expressiva da população. Para tanto, a executiva reforça a importância de as empresas atuarem com Gestão da Diversidade, abordagem em diversidade pioneira que Liliane tem levado para Conselheiros de Administração, CEOs e Lideranças dos mais variados setores empresariais e instituições.

Entre as diversas ferramentas produzidas pela Gestão Kairós, que apoiam empresas a perceberem a desigualdade em seus quadros de profissionais, estão dois dos principais censos demográficos empresariais de diversidade da atualidade, lançados em 2022 e 2023, comprovando que ainda há muito para avançarmos quando o tema é inclusão de profissionais LGBTQIAPN+.

O estudo Diversidade, Representatividade e Percepção – Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022 contou com mais de 26 mil respondentes, dos mais variados setores, mapeando a representatividade nos quadros funcionais e na liderança (gerente e acima), em nível internacional. Na vanguarda das melhores práticas de aplicação de pesquisas censitárias, quando estratificadas as informações de orientação sexual, segundo o estudo, Lésbicas, Gays e Bissexuais (LGB) são 5,4%, sendo 1,9% homens gays, 0,9% homens bissexuais, 1% mulheres lésbicas e 1,6% mulheres bissexuais no quadro funcional.

Já na macrovisão da Liderança (gerente e acima), Lésbicas, Gays e Bissexuais (LGB) são 3,4%, dos quais 1,3% são homens gays, 0,5% homens bissexuais, 0,6% mulheres lésbicas e 1% mulheres bissexuais. No aspecto de identidade de gênero, Pessoas Transgêneras – Travestis e Transexuais (T) não chegam a 1% nem do quadro funcional e nem da liderança, o que expõe um abismo de representatividade, manutenção da exclusão e hegemonia cisgênera.

Já o estudo Publicidade Inclusiva: Censo de Diversidade das Agências Brasileiras 2023, também elaborado pela Gestão Kairós em parceria com o Observatório da Diversidade na Propaganda, entre as 29 agências signatárias, 24 das principais agências de publicidade e propaganda no Brasil informaram seus dados de diversidade, o que possibilitou termos hoje o diagnóstico mais atualizado em termos de representatividade no setor publicitário brasileiro.

Nesse estudo, quando analisada a representatividade de orientação sexual e identidade de gênero no nível CEO/Presidente, somente 8%, ou uma única pessoa, se autodeclara LGB e há ausência total de pessoas autodeclaradas Transgêneras (Travestis e Transexuais). Ou seja, este setor que dita tendências, tem o poder massivo de levar mensagens e tem capilaridade para alcançar pessoas nos mais variados espaços, não tem hoje, proporcionalmente, pessoas LGBTQIAPN+ coconstruindo, liderando e trazendo o seu repertório, profissionalismo e referências.

Sobre o reconhecimento como Top Voice LinkedIn Orgulho, a executiva reforça a urgência de falar e debater sobre números de inclusão, afinal como disse Felipe Simi, CEO da SOKO, em uma reflexão conjunta com Liliane Rocha, “No que não se mede não se atua e o que não sabemos não mudamos, ou seja, não demanda atuação estratégica”, complementando que “Nos últimos anos, tenho aconselhado as empresas que foquem em Gestão para a Diversidade, por isso tenho produzido e compartilhado conteúdos estratégicos e que já são as maiores referências e bases de informação sobre a diversidade sexual no setor empresarial. A interseccionalidade e a pluralidade da população LGBTQIAPN+ importam!  Nós LGBTQPIAN+ somos muitos, nossas vozes precisam ser escutadas de forma plural e espero, agora também como TOP Voice LinkedIn Orgulho, potencializar ainda mais esse alcance”, afirma Liliane Rocha.