Livro oferece guia para atuar no Mundo Árabe
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Livro oferece guia para atuar no Mundo Árabe

Obra analisa como empresas tiveram sucesso na região

Livro oferece guia para atuar no Mundo Árabe
Obra do especialista em estratégias de marketing e pesquisas de mercado Rubens Hannun analisa como empresas conseguiram ter sucesso na região

 Atuante há algumas décadas nos bastidores do comércio entre o Brasil e o Mundo Árabe, o especialista em estratégias de marketing e em pesquisas de mercado Rubens Hannun acaba de lançar um livro com orientações para profissionais, estudantes e empresários interessados na internacionalização de negócios nos países da Liga Árabe.

Editado pelo Grupo Novo Século, “Brasil e Mundo Árabe: Negócios, Marketing e Diplomacia Econômica Ampliada” destaca a importância da relação comercial do Brasil com o bloco, experiências reais de negociações, além de cases de empresas bem-sucedidas na região que souberam evitar equívocos adequar produtos, serviços, processos de marketing e de comunicação à cultura local. Também aponta oportunidades e faz uma análise do potencial da relação bilateral de forma clara e objetiva.

A publicação é baseada na experiência de Hannun com pesquisas em países árabes à frente de sua empresa, a H2R Insights & Trends, na atuação como cônsul honorário da Tunísia em São Paulo e como presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira entre 2017 e 2020. Neste período, aliás, Hannun, junto com o governo brasileiro, esteve diretamente envolvido nos esforços para contornar os atritos causados pelo anúncio da mudança de embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém e pela Operação Carne Fraca, episódios que impuseram dificuldades, mas foram superados, acabaram permitindo que o Brasil avançasse no comércio com a região.

Ao longo dos dez capítulos da obra, Hannun enfatiza a importância de os empresários se disporem a construir relações com interlocutores árabes. De acordo com ele, na cultura negocial árabe, mais importante do que adquirir produtos dentro de preços, prazos, especificações desejados, é haver confiança entre as partes e disposição a uma relação perene, o que pode tornar negociações mais longas do que em outras partes do mundo. “Eles [os árabes], de fato, prezam um relacionamento que vai além da compra e venda. Eles querem saber com quem estão falando. Não há ali apenas um vendedor, mas uma pessoa com uma vida, uma família”, escreveu o autor.

Além da disposição para construir confiança com seu interlocutor, o estrategista e consultor destaca que o empresariado árabe também demanda produtos e serviços que incorporem certos valores da cultura, o que fica claro na série de cases selecionados pelo autor. Entre os cases analisados, Hannun destaca, por exemplo, o do Mc Arabia, sanduíche comercializado na região pela cadeia americana de fast food McDonalds.

Além de folhas e especiarias da culinária árabe, o Mc Arabia tinha frango halal, de produção conforme às tradições do islã, e um pão que se assemelha aos disponíveis localmente. Seu comercial apresenta uma família árabe comum num restaurante da rede, dando destaque a uma criança ansiosa para provar o sanduíche, mas que era gentilmente lembrada pelos adultos de que teria de esperar a pessoa mais velha à mesa começar a comer antes de saborear o seu lanche, como é o costume na região.

Segundo Hannun, o esforço de compreender e adaptar produtos, serviços, comunicação e marketing a tradições culturais é essencial para o sucesso das empresas e também para a diplomacia comercial. “Um adido agrícola não tem somente de destacar a qualidade dos produtos do agronegócio, mas a importância social e ambiental do setor, em linha com expectativas já manifestas pelo consumidor e por governos árabes”, afirma.

Hannun define esse tipo de diplomacia como “Diplomacia Econômica Ampliada”, que se preocupa com o incremento do comércio entre países e também com o fortalecimento dos demais laços. Assim, uma diplomacia ampliada requer investimento, por exemplo, em ações culturais, esportivas e outras ações baseadas no respeito à cultura local, para favorecer a estima recíproca entre os povos e que reflitam de forma positiva a imagem dos produtos.

Como exemplo de ação nesse sentido, o pesquisador destacou o evento Brazilian Festival organizado em 2018 pela Câmara Árabe no shopping Yas Mall, na capital emiradense Abu Dhabi. A ação contou com a participação de personagens da Turma da Mônica, levados pela Maurício de Souza Produções, e outras marcas brasileiras.

“As atrações culturais, como era de se esperar, ganharam a simpatia do público árabe e forte exposição positiva na mídia local”, escreveu Hannun. “O saldo final foi altamente positivo, pois as empresas expositoras conseguiram contatos, e houve, inclusive, negócios fechados ainda no evento e que perduram até hoje”, seguiu.

O livro “Brasil e Mundo Árabe: Negócios, Marketing e Diplomacia Econômica Ampliada” tem prefácio do ex-presidente Michel Temer e do secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Khaled Hanafy.

A obra conta com apoio cultural de Casa Árabe, Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, International Halal Academy, Fambras Halal, Núcleo de Estudos dos Mercados Árabes e Islâmicos e H2R Insights & Trends.

Livro: Brasil e Mundo Árabe: Negócios, Marketing e Diplomacia Econômica Ampliada
Autor: Rubens Hannun, Editora Novo Século
Preço: R$ 103,92
Onde Comprar: Amo Ler, e-commerce do Grupo Novo Século: https://www.amoler.com.br/brasil-e-mundo-arabe-negocios-marketing-e-diplomacia-economica-ampliada