MAB Arte & Memória celebra o patrimônio histórico e a exposição Salvador Aversa
Cultura

MAB Arte & Memória celebra o patrimônio histórico e a exposição Salvador Aversa

Fim de semana patrimonial tem atividades gratuitas para toda família com ações dedicadas ao diálogo entre gerações e expressões artísticas

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17), o Programa MAB Educativo realiza um tributo à identidade cultural e à importância de valorização do patrimônio brasileiro. O evento MAB Arte e Memória – Celebrando o Patrimônio Histórico e a exposição “Salvador Aversa: Um Olhar do Colecionador” acontece nos dias 24, 26 e 27 de agosto, no Museu de Arte de Brasília (MAB) e tem oficinas especiais, visitas mediadas gratuitas para toda família e um encontro com professores. Acompanhe a programação e mais informações pelo perfil da Mediato: https://www.instagram.com/mediato.art/.

O público será conduzido em um mergulho cultural que homenageia e promove a preservação do patrimônio histórico, abrindo um espaço de diálogo entre gerações e expressões artísticas. A ocasião também destaca o encerramento da exposição “Salvador Aversa: Um Olhar do Colecionador”, o resgate de uma coleção composta por obras que fazem ou fizeram parte do acervo da família Aversa. A mostra é uma jornada única pela visão do renomado colecionador, que tem cerca de 60 obras expostas e leva o visitante a percorrer o caminho das artes plásticas brasileiras do século XX, sob o olhar de alguém que conviveu com artistas como Athos Bulcão e Burle Marx. A exposição tem curadoria de Antonio Aversa, neto do renomado colecionador.

No sábado, a programação inclui oficinas para todas as idades, desde “Criando a Cidade e os Monumentos” para os bebês até a oficina de “Pintura Geométrica em Tecido” para maiores de 60 anos, que desejam nutrir a criatividade e o entendimento da importância de preservar nossa história. E no domingo, a experiência é concluída com uma visita patrimonial enriquecedora, acompanhada pelo cativante “Jogo do Patrimônio em Ação”. Além disso, os participantes são convidados a expressar sua conexão emocional com a cidade através da “Oficina de Mapa Afetivo”. Para participar das atividades não é necessária inscrição prévia, basta chegar.

Encontro com professores

No dia 24, a partir das 18h, haverá uma programação especial para os educadores, com o Encontro com Professores. O evento inicia com uma mediação da equipe MAB Educativo, em seguida os participantes serão conduzidos para o Jogo do Patrimônio em Ação. Nessa dinâmica, a equipe do educativo montará um tabuleiro cheio de desafios,  nos quais o participantes conhecerá mais sobre o MAB e outros bens tombados da cidade-patrimônio, um jeito instigante de integrar arte e patrimônio. E às 19h, acontece a palestra  Educação Patrimonial na Escola, com participação de Ana Carolina Dantas, Vinicius Januzzi e Juliana Silva, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do DF (IPHAN).

Oficina Criando Cidade e Monumentos (de 18 meses a 3 anos)

Para estimular o desenvolvimento sensorial e cognitivo por meio do toque e manuseio de objetos texturizados, a Oficina Criando Cidade e os Monumentos promove uma experiência sensorial na qual os bebês e crianças pequenas terão a oportunidade de descobrir o mundo colorido e cheio de possibilidades que as formas geométricas oferecem. Os pequenos terão oportunidade de criar cidades e posicionar os monumentos, os museus e as escolas utilizando feltro, um material seguro e macio, perfeito para as mãozinhas curiosas dos bebês. Além de desenvolver habilidades motoras, a atividade vai estimular a imaginação das crianças enquanto elas moldam suas próprias versões de Brasília, a partir do traço do arquiteto Oscar Niemeyer. Os responsáveis precisam levar um tapetinho de yoga ou algo para cobrir o chão para se sentar com a criança. A atividade acontece no sábado, às 10h30 e possui 10 vagas.

Oficina de Pequenas Arquiteturas (a partir de 4 anos)

A Oficina de Pequenas Arquiteturas oferece um espaço de criação onde as crianças podem mergulhar na arte de criar as esculturas e os monumentos mais famosos de Brasília em miniatura. Também será possível experimentar e criar esculturas únicas que habitarão a maquete do parque de esculturas do MAB. Essa atividade permite um ambiente de aprendizado colaborativo que a criançada pode compartilhar ideias, aprender umas com as outras e desenvolver habilidades de trabalho em equipe. A atividade acontece no sábado, às 11h15 e possui 10 vagas.

Oficina Contos de Memórias (a partir de 8 anos)

A Oficina Contos e Memórias mistura diferentes linguagens para criar composições artísticas a partir do acervo da exposição. No primeiro momento da oficina, o grupo visita a galeria, conhecendo um percurso de obras de arte da exposição “Salvador Aversa: O olhar de um colecionador”. Em seguida, o grupo encaminha-se para o laboratório artístico e a criação começa. A partir da pintura de Paulino Aversa, os participantes criam em colaboração um texto sobre o percurso que essa criança faz ao passear por Brasília. Nessa atividade a escrita criativa é combinada com a pintura artística para criar uma história ilustrada em conjunto. A atividade acontece no sábado, às 15h e possui 15 vagas.

Oficina 60+ Pintura Geométrica em tecido (para maiores de 60 anos)

A Oficina de Pintura Geométrica em Tecido para idosos permite uma grande liberdade para a imaginação e a expressão criativa. A partir de moldes de stencil e tinta de tecido, os participantes poderão criar peças artesanais inspiradas em obras de arte do Acervo do MAB. A atividade permite entrar em contato com as técnicas básicas até as mais avançadas, entendendo o uso das cores, formas e texturas para criar composições artísticas. A atividade acontece no sábado, às 16h30 e possui 20 vagas.

Oficina O Olhar de um Colecionador (a partir de 8 anos)

A Oficina O Olhar de um Colecionador mostra como as coleções são criadas. Nesta dinâmica, as crianças são convidadas a se tornarem colecionadores de arte. Elas terão a oportunidade de explorar a exposição “Salvador Aversa: O Olhar de um Colecionador” e escolher suas obras de arte favoritas. Em seguida, os pequenos colecionadores seguirão em uma jornada criativa enquanto montam sua própria exposição em uma maquete do MAB, usando suas escolhas como ponto de partida. A atividade permite o conhecimento em mais detalhes sobre o trabalho do curador e como funciona o processo de montagem de uma exposição. As crianças serão estimuladas a criar narrativas visuais em suas maquetes, conectando diferentes peças de arte de maneira única, entendendo o uso das cores, formas e texturas para criar composições artísticas. A atividade acontece no domingo, às 10h30 e possui 10 vagas.

Oficina de Mapa Afetivo (a partir de 10 anos)

Quais são os lugares da cidade que você mais gosta de ir? Assim como nós ocupamos a cidade, muitas vezes alguns lugares da cidade ocupam o nosso coração. Na oficina de Mapas Afetivos, vamos criar uma coleção com os lugares que mais gostamos de ir. Que locais são esses? Quais lembranças guardamos desses lugares? A partir de vários materiais coloridos vamos criar a nossa própria cartografia afetiva. A atividade acontece no domingo, às 10h30 e possui 20 vagas.

Um convite ao lado externo

Além de conhecer o acervo do museu, também é possível aproveitar o espaço em volta do MAB, com uma bela vista e um gramado convidativo para um piquenique, quem quiser pode curtir a área após a visita. Este campo também conta com várias obras instaladas e integradas à arquitetura modernista da instituição que rendem belas fotos.

Ficha TécnicaRealização: MediatoCoordenação Geral: Arlene von SohstenCoordenação Pedagógica: Luênia GuedesSupervisão Pedagógica: Isabela FormigaMediadoras: Beatriz Nascimento, Canela Batista e Luana LebaziProdução: Paula JacobsonGestão: Pedro CarocaAtendimento: Ju AraujoDesigner: Nara OliveiraGestão de Mídias: Julia Bertoli e Carolina LoboAudiovisual: Isis Aísha e Guy D’AmatoApoio: Museu de Arte de BrasíliaFinanciamento: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (24) – Encontro com professores

18h – Mediação com Professores com o Jogo Pistas do Patrimônio

19h – Palestra Educação Patrimonial na Escola – Iphan

Sábado (26)

10h30 – Oficina Criando Cidade e os Monumentos (18 meses a 3 anos)

11h15 – Oficina de Pequenas Arquiteturas (a partir de 4 anos)

14h – Visita mediada à exposição do Salvador Aversa (livre)

15h – Oficina Contos de Memórias (a partir de 8 anos)

16h30 – Oficina 60+ Pintura Geométrica em tecido (maiores de 60 anos)

Domingo (27)

10h30 – Oficina O Olhar de um Colecionador – curadoria em maquete (a partir de 8 anos)

15h – Visita Patrimonial e Jogo Pistas do Patrimônio (livre)

16h – Oficina de Mapa Afetivo (a partir de 8 anos)

Serviço:

MAB ARTE E MEMÓRIA – Celebrando o Patrimônio Histórico e a Exposição Salvador Aversa: Um Olhar do Colecionador

Data: 24, 26 e 27 de agosto de 2023

Programação: Oficinas interativas para diferentes faixas etárias, visitas mediadas à exposição e jogos patrimoniais

Entrada: gratuita

Informações: @mediato.art

Não é necessária inscrição prévia para participar das atividades, basta chegar

Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB)

(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)

Agendamento:  https://conecta.mediato.art.br/

Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h

Informações: @mediato.art

Acesso: gratuito