Mesmo com a vacinação, canteiros de obras intensificam medidas de prevenção contra Covid-19

Trabalhadores são orientados a não relaxarem com uso de máscara, álcool em gel e manter distanciamento. Empresa promove conscientização semanal com esse objetivo e também para que colaboradores não deixem de tomar a segunda dose da vacina. Solidários, trabalhadores também dão carona para colegas que não tem veículo para ir ao drive-thru

Após a inclusão dos trabalhadores da construção civil no grupo de vacinação, as empresas da construção civil seguem incentivando e orientando seus trabalhadores para se vacinarem e seguirem os protocolos de segurança para evitar a disseminação do vírus em Goiás. O grupo foi incluído pelo Ministério da Saúde como trabalhadores essenciais.

Mesmo com a vacinação avançada desse grupo, as equipes de segurança do trabalho das empresas do setor ainda fazem um trabalho de conscientização semanal nos canteiros de obras para passar informações relevantes sobre a doença, principalmente sobre a importância de se manter as medidas de segurança para evitar a proliferação do vírus.

De acordo com o gestor regional de obras da MRV, Antônio Caio Ribeiro, são feitas reuniões semanalmente em cada obra da construtora para falar e orientar especificamente sobre os cuidados contra a doença. “Com o início da vacinação, muitas pessoas acabam relaxando em relação às medidas de segurança. Por isso, esses momentos de reforço sobre as ações preventivas são importantes, como o uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento social”, destaca o gestor, que ainda ressalta que as orientações expandem para além dos canteiros de obras, como os cuidados durante o deslocamento do trabalho e no convívio com amigos e familiares.

Segundo Antônio Caio, outra orientação passada no canteiro de obras se refere à importância de se vacinar também com a segunda dose, ficando sempre alertas quanto à data certa para tomar o imunizante. “Passamos todas as orientações para os trabalhadores fazerem seu agendamento no aplicativo disponibilizado pela prefeitura e também sobre os drives-thru usados para a vacinação”, destaca o gestor, que ainda afirma que os colaboradores são dispensados no dia da vacinação, bastando apresentar o documento que informe a participação no dia da imunização no dia agendado. “Também fazemos o acompanhamento e o agendamento da vacinação para aqueles que encontram dificuldades. Tudo para ajudar ao máximo os colaboradores nesse processo de imunização”, completa.

Mesmo com a vacinação, canteiros de obras intensificam medidas de prevenção contra Covid-19
Mesmo com a vacinação, canteiros de obras intensificam medidas de prevenção contra Covid-19

Uma das vacinadas foi a técnica de segurança do trabalho, Raíssa Rodrigues de França, 28 anos, que tomou a dose da Janssen no dia 24 de junho, no Cais da Vila Mutirão. Ao se vacinar, Raíssa sentiu alívio e uma grande emoção. “Desde o início da pandemia, evitava ao máximo ter contato com a minha mãe. Até evitava ir a Anápolis por causa do medo de passar essa doença para ela. Com a nossa vacinação, pude voltar a ver a minha mãe, seguindo todos os cuidados ainda”, fala a técnica de segurança do trabalho, que ainda destaca que a mãe se vacinou em março.

Raíssa afirma que já contraiu a doença em julho de 2020, quando sentiu mal-estar, falta de ar e diarreia. “Fiquei mais de 20 dias afastada do trabalho e sempre contando com o acompanhamento médico oferecido pela própria construtora”, conta a técnica de segurança do trabalho, que ainda afirma que perdeu pessoas próximas para a doença. “Eu perdi um amigo da minha idade em agosto. Foi algo muito rápido porque ele não tinha comorbidades e não apresentou sintomas até três dias antes de morrer. Foi tudo muito rápido”, completa.

Carona para o drive thru

A vacinação dos profissionais da construção civil acontece por meio de agendamento pelo aplicativo da prefeitura de Goiânia ou drive thru. Como alguns trabalhadores estão com dificuldades para agendar horários e outros não contam com meio de transporte para vacinar, muitos colaboradores da construtora contam com a solidariedade de colegas de profissão para se vacinar. O carpinteiro de segurança Jadir Araújo de Souza, 49 anos, leva seus colegas ao drive thru do shopping Passeio das Águas em sua motocicleta. Até o momento, o trabalhador já ajudou a vacinar cinco trabalhadores das obras do residencial Gran Valley.

“Eu já tinha me vacinado por idade, mas percebi que muitos colegas não tinham condições de ir até o local de vacinação por falta de carro e moto. Então, acabei me oferecendo para levar de moto e ajudar o máximo de pessoas a se vacinar”, comenta Jadir. “Para mim, isso é muito gratificante porque sinto que estou ajudando a salvar vidas e estou ajudando o próximo. É por meio dessa ajuda que vamos acabar com essa pandemia”, destaca o carpinteiro de segurança.

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

G7 volta com o sucesso “Parabéns, Você Vai Ser Papai!”

Leia a seguir

Destaque do hip hop britânico, KSI lança clipe para “Number 2”, em parceria com Future e 21 Savage

setembro 24, 2021