Meu bairro, minha língua – O Concerto
Cultura

Meu bairro, minha língua – O Concerto

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, terá lugar na Caixa Cultural em Brasília o espetáculo musical “Meu Bairro, Minha Língua”.

O espetáculo será coordenado por Vinicius Terra e banda e conta com a participação de Dino D’Santiago — atualmente um dos mais influentes artistas de Portugal —, a dupla portuguesa Lavoisier, os rappers indígenas Brisa Flow e Ian Wapichana e Lia de Itamaracá.

O espetáculo mistura ritmos que atravessaram oceanos e se constituíram nos mais diversos países lusófonos e misturam boombaptrapafrobeatjazz rap e spoken word, em constante diálogo com estilos clássicos como fado, samba-canção, marrabenta, morna, funaná, bossa nova, MPB e toques de candomblé.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi estabelecido em 2019 pela UNESCO para celebrar a identidade linguística em toda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). “Trata-se de um movimento de reflexão, celebração e estudo da Língua Portuguesa através da música e da literatura, a partir dos seus usos em diferentes territorialidades e do protagonismo narrativo das populações de bairros periféricos dos países integrantes da CPLP. A língua é um retrato identitário de uma comunidade e de sua inter-relação entre os diversos territórios”, afirma Vinicius Terra.

O espetáculo surge dos desdobramentos da canção homónima lançada em 2021, criada para o acervo do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Com participações especiais de Elza SoaresLinn da Quebrada, de Dino D’Santiago e da dupla Lavoisier.

Vinicius Terra nasceu na Pavuna, periferia do Rio de Janeiro. E conseguiu unir suas duas vocações ao longo de sua trajetória: rapper e professor de língua portuguesa e literatura. Aos poucos tornou-se um ativista cultural sob a pauta lusófona, desenvolvendo projetos educacionais e festivais de intercâmbio à luz de dois conceitos: “Rap Lusófono” e “Nova Lusofonia”, que originaram o projeto “Meu Bairro, Minha Língua”.

O espetáculo “Meu Bairro, Minha Língua” tem o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões em Brasília e conta com o patrocínio da EDP. Apoiam também esta realização o Programa Ibermúsicas, a empresa TAP e a Converse.

“Meu Bairro, Minha Língua” é uma produção da REPProdutora e da Revista Philos.

Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural de terça a sexta e domingo, das 13 às 21h e no sábado, das 9 às 21h.