Em cinco episódios, projeto abordará o potencial da Capital Federal e de seu Entorno para produções audiovisuais
Cerca de 50 pessoas estão envolvidas nas gravações da minissérie Brasília: Cidade Turística e Cinematográfica, que o Instituto Latinoamerica realiza em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Roteirizada em cinco episódios de curta duração, a minissérie atuará como instrumento para ampliar a visibilidade dos cenários únicos que existem em Brasília e em seu Entorno.
A produção começou a ser gravada neste mês e traz entrevistas com diretores, fotógrafos e profissionais do audiovisual, reconhecidos pelo seu trabalho em Brasília e no cinema nacional, como Adirley Queirós, Peterson Paim, Maira Carvalho, Walter Sarça, Vladimir Carvalho e Fernando Toledo. A minissérie passará por locações que marcaram longas e curtas-metragens rodados na capital.
“Brasília é uma cidade cinematográfica desde o seu surgimento, com essa arquitetura única. Nesse projeto, queremos homenagear a Capital Federal, ao mesmo tempo em que revelamos esse lado de cenários exuberantes, que vai além da imagem de centro político conhecida pelo grande público”, explica Atanagildo Brandolt, presidente do Instituto Latinoamerica e autor do projeto.
A ideia é mostrar todo o potencial de atratividade, tanto para turismo como para locação de produções cinematográficas e audiovisuais – nacionais e internacionais. Esses dois setores combinados alavancam o turismo audiovisual e midiático, setor cada vez mais utilizado como estratégia para motivar a visitação de locais a partir da aparição e da ampla visibilidade desses destinos nas telas do Cinema, TVs, plataformas de streaming e internet.
O lançamento de “Brasília: Cidade Turística e Cinematográfica”, previsto para fevereiro de 2023, terá formato de Mostra de Cinema, com programação presencial de três dias consecutivos e apresentação de acervo composto pela minissérie e por outros filmes que abordam temática histórica e cultural de Brasília e do Planalto Central.